Amanhã (19), agricultores de Morada Nova recebem 190 títulos de propriedade rural

18 de junho de 2019 - 13:06

Ascom | Texto e Imagem: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na próxima quarta-feira (19), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves entregam 190 títulos de propriedade rural em Morada Nova. A 22ª entrega do “papel da terra” deste ano acontece no auditório da Câmara Municipal de Morada Nova, às 9h, e tem a presença confirmada do prefeito Wanderley Nogueira, do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, além de secretários municipais, vereadores, lideranças sindicais e de movimentos sociais.

De acordo com dados da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO/Idace), até a presente data, o município do Vale do Jaguaribe já foi atendido com a entrega de 1.548 títulos de terra, com a expectativa de regularizar 3.271 posses e composses. “Isto é, de fato, uma verdadeira ação de impacto na vida do homem e da mulher do campo. Com ela, o agricultor deixa a terra para seus filhos, garante a aposentadoria rural e também acessa o crédito dos bancos públicos e pode investir no que é seu”, argumenta o secretário De Assis.

Executado no Estado do Ceará desde 2007, o Programa de Regularização Fundiária é uma parceria entre as esferas estadual e federal e já atuou em mais de 135 dos 182 municípios contemplados pelo programa. “Este é um programa em que o Estado do Ceará supera todos os outros. O Idace já georreferenciou mais de 70% das terras do Estado e estamos com uma meta de concluir pelo menos a parte principal deste programa até o final do governo Camilo Santana”, comenta o José Wilson Gonçalves.

A meta é entregar 20 mil documentos da terra a agricultores familiares até dezembro deste ano. Cada proprietário recebe uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta e são beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares.

Entrega de títulos da terra em Morada Nova
Data: Quarta-feira, 19 de junho