Governo do Ceará entrega 192 títulos de propriedade em Morada Nova

19 de junho de 2019 - 14:54

Nesta quarta-feira (19), o município de Morada Nova recebeu uma comitiva formada pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, pelo representante do Incra, Guilherme Brasil e pelo superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves.

Em pauta a entrega de 192 títulos de propriedade rural. Esta é a A 22ª entrega dos documentos definitivos deste ano. A ação aconteceu de manhã, no auditório da Câmara Municipal.

Nelson Martins, que no ato representou o governador Camilo Santana, afirmou que “é uma alegria muito grande, porque, entregar um título para um agricultor representa muito, porque ele que tem a posse, passa a ser o dono. Isso vai significar a estabilidade que ele vai passar a ter, porque ele vai poder ir ao banco, conseguir recurso do Pronaf, fazer um poço na sua propriedade, melhorar a produção da sua terra”, pontuou.

“Nós já entregamos, aqui no Ceará, mais de 92 mil títulos. Só esse ano já são mais de 11.600 documentos entregues”, destacou Nelson Martins.

Presentes ainda ao ato, o prefeito Wanderley Nogueira, os secretários municipais, vereadores, lideranças sindicais e e movimentos sociais.

“É uma das políticas mais importantes que o governador Camilo Santana tem apostado. Quando nós pensamos numa cidade do tamanho de Morada Nova, onde entregamos cerca de 200 títulos, já entregamos mais de 1.500 e vão ser entregues ainda mais de 3700, nós vamos ter mais de 48 milhões em investimentos, porque com o título registrado você terá condições de garantir que o agricultor, no Banco, terá acesso ao crédito”, comentou De Assis Diniz.

“Este processo, ele constrói, para dentro da propriedade, uma capacidade de estruturar, de organizar, de dinamizar a produção, seja na agricultura, seja na pecuária”, concluiu De Assis.

De acordo com o prefeito Wanderley Nogueira, “é um orgulho estar a frente desse município e poder participar de um momento como esse. A questão dos títulos de terra é muito importante. Você vai poder sair da informalidade e acessar as políticas públicas”, defendeu.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria entre as esferas estadual e federal e já atuou em mais de 135 dos 182 municípios contemplados pelo programa.

O benefício chega ao agricultor

O sr. José Almir da Silva entende que o benefício recebido é um agente transformador em sua vida. “As minhas terras eu recebi de herança do meu pai. Eu nasci e me criei dentro desse terreno. Receber o título hoje muda muita coisa na minha vida, porque eu vou ser o dono e ter a garantia que o documento Está em meu nome, registrado. Pra mim é uma honra. Eu penso no futuro, porque eu crio uns bichinhos, tenho um açude dentro do meu terreno. Talvez eu pense num plano de melhorar alguma coisa lá, a partir de agora”, disse o agricultor de 63 anos. (Foto 5439)

Com a entrega dos títulos desta quarta-feira, o Governo do Ceará atinge a marca de mais de 10.600 títulos de terra entregues somente em 2019. A meta é entregar 20 mil documentos da terra a agricultores familiares até dezembro deste ano.