Comitiva maranhense visita Ceará para conhecer Programa Hora de Plantar

1 de julho de 2019 - 16:12

Uma comitiva de quatro representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Governo do Maranhão iniciaram nesta segunda-feira (1º) uma missão pelo Ceará para conhecer entre outras ações o Programa Hora de Plantar da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Pela manhã eles foram recebidos pelo titular da SDA, Francisco De Assis Diniz.

O grupo permanece no estado até a próxima sexta-feira estudando a experiência do projeto que, na última edição, beneficiou 154.423 agricultores cearenses com investimentos de R$ 17,2 milhões com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop).

O Hora de Plantar tem por objetivo fortalecer a atividade no campo, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos beneficiários. Este ano o programa distribuiu 3.040.640 toneladas de sementes de feijão caupi, milho variedade, milho híbrido e sorgo forrageiro. Também foram entregues 565 mil mudas de cajueiro anão precoce, frutíferas e essências florestais nativas, 5 mil metro cúbicos de maniva de mandioca e 8,5 milhões de raquetes de palma forrageira.

Participam da missão a Secretária da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Fabiana Rodrigues, o sub-secretário Sérgio Delmiro e as secretárias adjuntas Rosany Aranha (Apoio Institucional) e Andréia Amorim (Agricultura e Pecuária).

Além do Fortaleza e Maracanaú, onde visitaram a fábrica de sopa e polpa de frutas do Programa Mais Nutrição na Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), o grupo estará em Crateús, Iguatu, Russas e Eusébio. O intuito é conhecer um campo de sementes e uma Unidade de beneficiamento de Sementes, um abatedouro multiespécies, um campo de palma forrageira e um abatedouro de aves.