Jaguaretama comemora chegada de Casa de Mel que impulsionará produção

1 de julho de 2019 - 13:48

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

A comunidade de Sítio Novo do PA Guanabara, no município de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, recebeu com grande festa a nova Casa de Mel em solenidade com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco De Assis Diniz, em nome do Governo do Ceará. A partir de agora, 44 apicultores passam a contar com novo equipamento com seis compartimentos e equipamentos para ampliar a produção de mel.

“Nos últimos três anos, mesmo com a seca, cada associado lucrou R$ 4 mil. Imagine, agora, com apoio dessa Casa de Mel!”, explicou Francisco Antonio da Silva, 40 anos, há 15 anos na atividade. Como Antônio, a apicultura sempre foi encarada na comunidade como uma renda extra. Fabricante de queijo artesanal ele garante: “Eu, porém, me apaixonei por isso. Agora esperamos o selo para livre mercado do mel que produzimos aqui”.

Para o prefeito Glairton Cunha o sentimento é de gratidão ao Governo do Ceará através do Projeto São José III. “A produção do mel é uma atividade em crescimento. E a Casa de Mel é um primeiro passo para o crescimento. Não tenho dúvidas que isso vai possibilitar ainda mais profissionalismo principalmente se conseguirmos agregar valor ao mel”, lembra.

Com recursos do Projeto São José III, oriundo do acordo financeiro entre o executivo estadual e o Banco Mundial, foram destinado à construção da Casa de Mel R$ 466.057,20.

A expectativa, segundo o secretário De Assis Diniz, é concluir o PSJIII com a entrega de 49 projetos semelhantes ao concedido à Associação Apicultores de Jaguaretama proporcionando qualidade de vida e ampliação de oportunidades. “Já investimento R$ 37 milhões na cadeia do mel. Vamos construir parcerias, desenvolver mecanismo para conhecer o valor nutritivo do mel”.

De Assis lembrou que em março deste ano, no dia de São José, o governador Camilo Santana anunciou a quarta etapa do Projeto São José. “São R$ 581 milhões exclusivamente voltado para desenvolver e ampliar a cadeia produtiva. Compromisso do governador que tem conhecimento e carinho para com a agricultura”.

José Josivaldo, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), um dos protagonista na luta pela chegada do equipamento reforçou em sua fala que “é fundamental o povo tenha conquistas concretas que ajudem a resolver sua pauta econômica, e essa aqui é uma prova”.

O deputado estadual Antônio Granja participou da solenidade.