Assentamento em Morada Nova comemora chegada de sistema de abastecimento do São José III

4 de julho de 2019 - 09:53

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Agricultores do assentamento Sítio Aroeira, em Morada Nova, receberam com grande festa o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, que, em nome do Governo do Ceará, inaugurou o sistema de abastecimento da comunidade no fim da tarde desta terça-feira (2).

Com investimento total de R$ 998.543,54 através do Projeto São José, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial, 146 famílias passam a contar com água encanada em suas residências. Foram beneficiadas as comunidades de Aroeira I e II, Gangorrinha e Estrada Nova.

Livre da água salgada do poço mais próximo de casa (a dois quilômetros e meio), o senhor Antônio Pereira Paixão, de 56 anos, tratou logo de provar da água do novo sistema. “Deus mandou o Projeto São José. No começo a gente achava que nunca ia aparecer essa água, mas hoje vemos este sucesso”, conta o agricultor acostumado a plantar milho, feijão e mandioca. Foi no alpendre de casa que ele recebeu a solenidade de inauguração. Na mesma casa, conta, foi onde criou com extrema dificuldade os dois filhos: “meu filho mais novo, por um período, chegou a desistir de estudar, tamanha dificuldade inclusive de água. Hoje a nossa vida é outra”, comemora.

“Se somarmos R$ 548 milhões (anunciados) do Projeto São José IV e da operação de crédito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) de 150 milhões de euros para energia solar e reúso de água, vamos ter algo em torno de R$ 800 milhões voltados exclusivamente para a agricultura familiar. E temos a certeza que isso só tem efetiva função se for para se colocar à serviço daqueles que mais precisam”, considera o secretário De Assis Diniz.

De acordo com o prefeito Wanderley Nogueira, o momento é de compartilhar o sentimento de alegria com o assentamento. Segundo ele, “só sabe a importância deste momento de receber água em casa quem já teve que carregar lata d’água direto do rio pra casa. Eu mesmo já vivi esta realidade. O Governo do Ceará está de parabéns pela atenção aos nossos agricultores”.