Comitê Integrado de Convivência com a Seca realiza pela terceira vez consecutiva reunião extraordinária no Cariri

16 de julho de 2019 - 10:38

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) promoveu pelo terceiro ano consecutivo a reunião itinerante do Comitê Integrado de Convivência com a Seca no Crato. Na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA), representantes dos 23 municípios caririenses e integrantes do Governo do Ceará debateram uma série de pautas de interesse da região acerca da política de abastecimento e recursos hídricos, presidida pelo secretário Francisco De Assis Diniz. O encontro ocorro concomitantemente à Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato).

Em 2019 a macrorregião do Cariri registrou chuvas levemente abaixo da média para o período de fevereiro a março. O observado na região localizada no sul do estado foi de 588,1 milímetros, quando a normal climatológica para os quatro meses é de 616,6 mm.

As condições de temperatura da superfície do Oceano Atlântico Tropical favoreceram a atuação mais regular da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), porém, a porção norte do estado foi mais beneficiada. Esta situação já havia sido apontada nos prognósticos divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em maio, a ZCIT teve maior influência apenas sobre o centro-norte do estado durante o início até meados do mês. No oceano Atlântico tropical observou-se, neste ano, temperaturas da superfície do mar mais aquecidas do que a média nas proximidades do Nordeste brasileiro (Atlântico Tropical Sul), e em torno da neutralidade acima do equador (Atlântico tropical norte), favorecendo a atuação da ZCIT.

Além de prefeitos e secretários municipais, estiveram presente à reunião o secretário executivo de planejamento e gestão interna da SDA, José Leite Cruz, o secretário municipal do desenvolvimento agrário e recursos hídricos do Crato, Carlos Freires, presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o gerente regional da Cogerh, Alberto Medeiros, assessor especial da Aprece, Expedito Nascimento, a coordenador do PPF, Íris Tavares, a presidente do STTR do Crato, Celiane Davi, o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado, Cícero Dias, o coordenador regional da Fetraece, Joatan Magalhães, o reitor da URCA, Líma Júnior, o vereador Pedro Lobo, presidente do Instituto Flor do Piqui, o representante da Cagece, Erisberg Albuquerque.