Juazeiro do Norte recebe sistema de cultivo protegido do Projeto São José III

18 de julho de 2019 - 08:38

A Comunidade Rural da Vila São Gonçalo, em Juazeiro do Norte, fez festa para receber a equipe do Governo do Ceará nesta quarta-feira (17). Através do Projeto São José III os agricultores familiares do município da Região do Cariri, acostumado a tirar o sustento da horticultura, passam a contar com Sistema de Cultivo Protegido.

Foram aplicados através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) R$ 360 mil à instalação da estufa de 0,5 hectares além do sistema de auto irrigação em 12 hectares.

Com o sistema de cultivo protegido fica mais fácil o controle biológico de pragas e até mesmo doenças pois as telas das estufa tornam-se barreira contra a entrada de insetos. De acordo com estudioso as vantagens vão da proteção às doenças e condições adversas do clima até a racionalização do uso de água e produtos considerados mais limpos, seguros e de melhor qualidade.

Em solenidade realizada nas proximidades na área de cultivo, representantes do Governo do Ceará fizeram a entrega do sistema e realizaram uma visita ao local. Participaram do ato o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Antônio Henrique de Amorim, e o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra.

Para o secretário De Assis a entrega é resultado de uma política consolidada com foto na construção de ciclos produtivos. “O Governo do Ceará atua forte no estabelecimento de um ciclo que começa com a identificação de uma potencialidade, depois a boa assistência técnica para a execução bem feita, em seguida partimos para a agroindústria e o comércio, fazendo disso uma atividade econômica”, explica.

Arnon Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte, considera que o Governo do Ceará tem sido grande parceiro do município no âmbito da agricultura. “A SDA tem dado dignidade aos agricultores por meio da tecnologia, despertando talento no campo e mostrando o que se pode fazer mesmo com pouca terra. Nosso município é imensamente grato pela realização deste projeto”, aponta o gestor.