Parque de Exposições do Crato recebe a nova sede da Ematerce

18 de julho de 2019 - 13:44

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Em solenidade realizada durante a 68ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), no estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o Governo do Ceará entregou as instalações dos escritórios regional e local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), que passam a atender no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti as agricultores familiares.

Com novo espaço numa área de 240 m², o local passa a contar com miniauditório, biblioteca, amplas salas de atendimento ao público.

Apenas do Cariri Central, o escritório regional passa a prestar assistência técnica rural a trabalhadores da agricultura familiar dos municípios do Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Abaiara, Santana do Cariri, Nova Olinda, Granjeiro, Altaneira e Várzea Alegre.

Segundo o gerente regional do Cariri Central, Francisco Lóssio, com a nova estrutura “a equipe de técnicos poderá oferecer um serviço de maior qualidade aos produtores rurais. Atualmente, a região conta com 35 técnicos, sendo nove lotados no escritório em Juazeiro do Norte e nove no escritório Regional no Crato, entre técnicos, agentes rurais, zootecnistas, engenheiros agrônomos entre outras especialidades”.

Avanços

Na visão do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz, a proposta do Governo do Ceará em tornar o parque de exposição um espaço multiuso é fundamental para se adequar às necessidades do mercado agrícola, do médio ao grande produtor, viabilizando o comércio, os negócios, o entretenimento, a gastronomia.

“A nova sede da Ematerce passa a integrar um conjunto de atores presentes ao parque como o Instituto Agropolos do Ceará, a Defesa Civil, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), a secretaria municipal do desenvolvimento agrário e recursos hídricos, tornando este espaço uma referência para os agricultores”, explicou.

Para o presidente da vinculada, Antônio Amorim, o equipamento é “um sonho do governador Camilo Santana”. As intervenções visam tornar o espaço cada vez mais acessível ao trabalhador rural, principalmente o produtor de base familiar, que tenta acessar ao crédito, à assistência técnica, às políticas públicas e resolver sua demanda produtiva. “Agora fica mais ágil resolver questões ligadas a outorga de água, por exemplo, energia, crédito, documentação, com tudo num lugar só e demandas interligadas como licença para transporte e saúde animal na Agência de Defesa Agropecuária e água na Cogerh”, explica Amorim.

A autoridades políticas, empresários, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, a gerente do Sebrae do Cariri, Tânia Porto, Íris Tavares, coordenadora do Projeto Paulo Freire, o secretário executivo da SRH, Dedé Teixeira, o diretor administrativo financeiro da Ematerce, Inácio Costa, o presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, o secretário municipal de desenvolvimento agrário e recursos hídricos, Carlos Freitas, participaram da solenidade.