Sertão Central recebeu 175 títulos de terra do Governo do Ceará nesta sexta (19)

19 de julho de 2019 - 22:34

O Governo do Ceará esteve presente no Sertão Central na manhã desta sexta-feira (19). Nelson Martins, assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, representou o governador Camilo Santana durante a ação. No período da manhã, o município de Ibicuitinga recebeu os representantes do Estado na solenidade de entrega de 175 títulos de propriedade rural.

O prefeito Franzé Carneiro ressaltou a alegria em receber o benefício. “É com muita satisfação hoje, que os nossos agricultores estão recebendo os seus títulos de terra, que dá a eles a garantia de que a propriedade é deles. Temos que agradecer ao Governo do Estado, que está dando o direito a quem tem direito”, disse.

Satisfeito também estava o agricultor Francisco Monteiro Conrado, de 63 anos, que esperava pelo benefício há alguns anos. “Eu acho bom esse programa do governo. A gente é pequeno agricultor e isso vem como uma grande ajuda. Por enquanto eu não vou fazer financiamento, mas quando eu fizer vai ser para comprar gado e um trator”, relatou.

“A entrega desses documentos garante que a pessoa possa recorrer ao Banco do Nordeste, ao Banco do Brasil e consiga o crédito do Pronaf. É um programa importantíssimo e estamos muito felizes de estarmos aqui”, referenciou Nelson Martins.

Somente esse ano, o Programa de Regularização Fundiária já alcançou mais de 12 mil agricultores familiares, de uma meta de 20 mil a serem entregues no Ceará, em 2019. São mais de 90 mil títulos já distribuídos no Estado.

De acordo com Jerônimo Nascimento, chefe de gabinete da secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará e representante do titular da pasta, “a partir de hoje, o agricultor familiar sabe o limite da sua terra. Esse é um momento muito importante para a economia do município. Hoje, essa é uma política que está sendo copiada por muitos estados do Brasil”, destacou.

Estiveram presentes ainda, o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho; e autoridades locais.