SDA entrega kits de artesanato e informática a comunidades atendidas pelo Projeto Paulo Freire

20 de julho de 2019 - 11:05

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou durante a Expocrato 2019 sete kits de equipamentos e materiais para implementação dos Planos de Investimentos do Projeto Paulo Freire (PPF). A solenidade, realizada na sede do Instituto Flor do Piqui, em frente ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, contou com a participação do secretário Francisco De Assis Diniz.

Foram contempladas com a entrega dos equipamentos de informática as comunidades de Cajazeiras dos Sampaio (Tarrafas), Carcará (Potengi), Areias (Assaré), Zabelê II (Nova Olinda), Chapada dos Romeiros (Altaneira). Com os kits de artesanato foram beneficiadas as comunidades de de Carcará (Potengi) e Córregos (Altaneira).

Da ordem de R$ 40.352,00, foram beneficiadas 200 famílias nas regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, os kits artesanais e de informática proporcionarão um novo passo para as comunidade contempladas. “Sem dúvidas o Governo está proporcionando melhoria de renda através do incentivo aos projetos produtivos e possibilitando a criação de pontes entre as pessoas. Pelos computadores as comunidades podem crescer no diálogo mostrando os produtos e gerando a comercialização”, explica.

De acordo com o secretário De Assis Diniz, o governador Camilo Santana tem incentivado a elaboração do ciclo produtivo com foco na comercialização. “E isto se dá desde o apoio à produção, passando por uma boa assistência técnica, até chegarmos no mercado. O governador trabalhou muito enquanto secretário do Desenvolvimento Agrário e já nos autorizou fazer o mesmo no Projeto Paulo Freire e no São José”, destacou De Assis.

Na oportunidade De Assis esteve com representantes da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais Nossa Senhora da Conceição e da Associação Comunitária Região do Inharé, ambas de Campos Sales, para tratar acerca da garantia da execução do projeto desenvolvido nas comunidades de Campos Sales e Santana do Cariri.