SDA inaugura abastecimento d´água e agroindústria de polpa de fruta

29 de julho de 2019 - 16:39

O Governo do Ceará, através do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, entregou um sistema de abastecimento d´água e uma agroindústria de polpa de frutas em Palhano. As obras do Projeto São José III investem, respectivamente, R$ 3.620.239,83 em segurança hídrica e R$ 350.829,38 na geração de emprego e renda. “Água tratada é saúde e é vida”, agradeceu a o prefeito Ivanildo Nunes, mais conhecido como “Dinho” na região do Vale do Jaguaribe.

Ao todo, 568 famílias das comunidades Jurema (30), Pedra Branca I e II (98), Carão (45), Barbada (114), Feijão Manso (69), Luzilândia (37), Cajueiro (30), Cajueirinho (54), Barbatão (30), Córrego da Quixaba (13) e Casimiro (40) passaram a receber água na torneira de casa. A ação foi reforçada com a entrega de 95 módulos sanitários, no valor de R$ 852.805,98. Em relação à agroindústria de polpa de frutas, 32 famílias da comunidade Sítio Lagoa da Jurema foram atendidas com o equipamento.

“É um prédio novo que foi adquirido por nós agora e estamos iniciando os primeiros testes para o funcionamento da agroindústria”, comenta a presidente da Associação dos Agricultores de Jurema, Ednalva Alves de Lima Freitas, de 41 anos. “No momento, um produtor de Quixeré está nos ajudando fornecendo algumas frutas e estamos também realizando testes com o caju e a cajarana”.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, a obra em segurança hídrica também representa um investimento em saúde, uma vez que combate as “doenças derivadas pelo uso das águas impróprias”. “Só sabe o significa e importância da água na torneira de qualidade quem já teve de percorrer longas distâncias para levar esse benefício para dentro de casa”, comentou. Segundo De Assis, os investimentos terão continuidade com o Projeto São José IV, atualmente em análise no Senado Federal.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Chico do Joaquinzinho; a vice-prefeita de Itaiçaba, Magnólia Leitão; o representante do deputado federal José Guimarães, Vladyson Viana; o secretário municipal de Agricultura, Reginildo da Silva Moura; e os vereadores Isaac Moura, Josimar Domingos e Júlio Neto. Além destes, o representante do Projeto São José III, Jânio Menezes; o técnico regional, o presidente do Sisar, Marisa Santiago.