280 famílias comemoram chegada da água na torneira de casa em Jaguaruana

31 de julho de 2019 - 16:44

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Imagens: Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e do assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, entregaram na manhã desta quarta-feira (31) mais um sistema de abastecimento d´água do Projeto São José III. A obra atende a 280 famílias de quatro comunidades rurais de Jaguaruana, no Litoral Leste cearense, e representa um investimento de R$ 1.276.060,67 na segurança hídrica e cidadania do homem e da mulher do campo.

“Agradeço muito ao governador, se não fosse o Governo (do Ceará), era sempre naquela dificuldade. Hoje, graças a ele e à Deus, temos este sistema de abastecimento d´água atendendo a nossa comunidade de Pitombeiras, e também Frutuoso, Campo Grande e Mato Fernandes”, reconhece o agricultor Francisco Ismar de Oliveira, de 49 anos. Antigamente, éramos atendidos pelos carros-pipas e tínhamos um pequeno chafariz com motor aqui na comunidade. Quando dava prego dava 10 dias, 15 dias, sem ter água dentro de casa”.

“Somente no mês de julho, o governador Camilo Santana, através da SDA e do PSJ III, atendeu a 1.285 famílias com a entrega de cinco abastecimentos d´água pelo interior cearense”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário. “Isso corresponde ao investimento de mais R$ 6, 42 milhões que trazem qualidade de vida e saúde. É um recurso que só é possível por conta do olhar de um governador comprometido com o homem e a mulher do campo e os passos que consolidam esta política pública serão dados com o início da execução do São José IV”, pontuou.

“Serão mais R$ 581 milhões para a prestação de assistência técnica, abastecimento d´água e a implantação de projetos produtivos que levem às comunidades rurais a buscarem a autonomia e a sustentabilidade da atividade das famílias do campo”, detalhou De Assis Diniz. “Celebrar estas conquistas em Jaguaruana é ter a certeza de que o governador Camilo Santana escolheu o caminho da cidadania, da dignidade e da geração de emprego e renda para o homem e a mulher do campo”.

“Água é vida e graças à Deus foi concluída a obra de abastecimento d´água para o bem destas quatro comunidades aqui representadas”, agradeceu o prefeito Roberto Barbosa, mais conhecido por “Roberto da Viúva”. “Hoje, o principal rio que abastece Jaguaruana se encontra com águas escassas e, ainda assim, o governador não mediu esforços para que esta obra fosse concluída. E, em breve, retornaremos aqui para inaugurar também os abastecimentos d´água da Lagoa Vermelha, Figueiredo e Bela Vista”, comentou Ana Teresa, presidente do Instituto Agropolos.

“Em breve, o governador Camilo Santana virá aqui para inaugurar a Areninha e o Centro de Educação Infantil, como também as obras da adutora e da ordem de serviço da estrada que vai ligar Jaguaruana à Aracati”, anunciou Nelson Martins. Pelos cálculos do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, considerando o custo da obra entregue, o mais novo abastecimento d´água representa um investimento de R$ 1,2 mil por pessoa. “Se você calcular o valor gasto com carro-pipa dá muito mais do que este valor”, comentou.

Também marcaram presença na cerimônia de inauguração a primeira-dama Valéria Araújo; o presidente da Câmara Municipal, José Fábio Machado; e o secretário municipal de Agricultura, José Carlúcio Maia. Além destes, os vereadores Afraudízio Azevedo Soares, Aluisio Gomes da Rocha, Francisco Inaldo da Silva, José Elias de Oliveira, José Maria Mateus, Júlio Almeida e Maria Neuma. Representaram o Projeto São José, a Ematerce e o Sisar, respectivamente, os técnicos Jacineudo Falcão,Alisson Ranier e Márcio Santiago.