Em meio a mudanças, Garantia Safra promove encontros regionais na próxima semana

1 de agosto de 2019 - 11:50

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Em meio a “profundas transformações”, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) promove a partir da próxima semana encontros regionais do Garantia Safra. O calendário de encontros tem início no Crato, na terça-feira (6/8), e acontece no auditório do IFCE. Os eventos reúnem secretários municipais, movimentos sociais, lideranças comunitárias, técnicos da Ematerce e membros dos conselhos municipais para o Desenvolvimento Sustentável (CMDSs) e apresentam o programa, além de possíveis transformações na execução do programa do governo federal.

Na manhã seguinte, 7 de agosto, o auditório da Ematerce de Iguatu é o palco do encontro regional do Garantia Safra no Centro Sul e reúne representantes de Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari. Os encontros continuam em sequência, passando por Quixeramobim (8/8), Limoeiro do Norte (9/8), Crateús (12/8), Sobral (13/8), Itapipoca (14/8) e Fortaleza (19/9).

“Todo ano a coordenação estadual do Garantia Safra realiza a cada ano esses encontros regionais para preparar os representantes dos agricultores a participarem da próxima etapa. A nossa finalidade é fornecer subsídios para que estes entes colaborem na implementação do programa aqui no Estado”, explica Arimatea Gonçalves. “Nesta safra (2019/2020), em particular, estão previstas mudanças que poderão alterar o programa de cabo a rabo´”, alerta o coordenador estadual do Garantia Safra.

“São mudanças que alteram desde o ingresso do agricultor familiar até a forma de pagamento, a quantidade de parcelas e as leis e normativas a serem cumpridas”, enumera. Para isso, será aplicado um questionário onde os atores envolvidos poderão colaborar dimensionando os reais desafios da implementação do Garantia Safra nos municípios cearenses. “Por isso, reforçamos o convite para que estes representantes municipais se façam presentes para colhamos a maior quantidade de informações possíveis e depois não argumentemos que não houve diálogo”.

Reunião de Implantação do Garantia Safra 2019/2020 no Cariri
Data: Terça-feira, 6 de agosto de 2019
Local: Auditório do IFCE do Crato
Endereço: CE-292, 15 – Gisélia Pinheiro, Crato /CE