Governo do Ceará entrega sistema de abastecimento a 231 famílias de Cascavel

1 de agosto de 2019 - 16:21

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Na manhã desta quinta-feira (1º) os secretários Francisco De Assis Diniz (Desenvolvimento Agrário) e Nelson Martins (Relações Institucionais/Casa Civil) representaram o governador Camilo Santana em solenidade na comunidade de Brito II, em Cascavel. O evento marcou a chegada de um sistema de abastecimento de água por meio de sistema do Projeto São José III para 231 famílias de Brito II e Sítio Neves.

Com a entrega, o sistema passa a ser operado pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). O investimento no equipamento é R$ 1.632.189,72, resultado da operação de crédito entre o executivo estadual e o Banco Mundial.

“Melhora muito a nossa vida”, comemora o agricultor Francisco Gomes da Silva, de 53 anos. Morador do distrito há três décadas e acostumado a plantar milho e feijão para sustento da casa, onde cria seus dois filhos, ele reconhece: “antes a gente tinha que esperar o carro-pipa e pior: carregar nas carroças. Água dentro da nossa casa é muito melhor pra nós”.

De acordo com o secretário de obras, Eduardo Florentino, na solenidade representando o prefeito Thiago Ribeiro, “os agricultores são gratos porque viviam o drama de serem vizinhos ao Eixão das Águas e ao Canal do Trabalhador, porém não tinham água dentro de casa. Agora esta realidade mudou!”. Brito II e Sítio Neves são as mais distantes comunidades da sede de Cascavel, cerca de 32km.

“Temos trabalhado para fazer com que mais e mais agricultores tenham acesso à água, porque ela significa vida. Motivados por isto conseguimos só em julho entregar investimentos em sistemas de abastecimento da ordem de R$ 6,4 milhões. Isso é muito significativo. E, em agosto, a começar por Cascavel, vamos seguir nesta dinâmica de entregas em favor dos pequenos agricultores familiares”, adianta De Assis Diniz.

“Sabemos que quanto mais longe uma comunidade é da zona urbana, mais desafiador é levar água e mais significado social um sistema tem”, explica Nelson Martins. “Quem é do sertão sabe da dificuldade que é trazer água para dentro de casa. Se pegarmos o valor da obra e dividirmos pela quantidade de beneficiários este equipamento equivale a R$ 1.600 por pessoa atendida. Quanto em carros-pipa já não foram gastos para trazer água?”.

De acordo com o representante da Casa Civil, o desafio do Governo do Ceará é manter o nível de investimento dos últimos quatro anos na área social. “Nós já temos pelos menos dois exemplos: o anúncio do São José IV, com quase R$ 600 milhões, e o pacote de obras que vai reformar estradas com recursos do próprio tesouro, com R$ 220 milhões de reais”.

Aquisição de Alimentos

A solenidade em Brito II marcou ainda a chegada de investimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Alimentos). Agora o município passa a contar com uma balança, um freezer e dez pallets para auxiliar na comprar dos alimentos direto da agricultura familiar.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, a chegada dos investimentos através da Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (CODECE) implica em agregar valor ao que é produzido pela comunidade. “Queremos ampliar a capacidade de obter renda e caminhar para uma lógica próxima da visão de mercado. Equacionar qualidade, regularidade e preço no PAA Alimentos.