Água na torneira chega a 200 famílias de comunidade rural em Missão Velha

5 de agosto de 2019 - 10:37

Ascom | Texto e Imagens: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

No último sábado (03), o Governo do Ceará entregou mais um sistema de abastecimento d´água. Ao todo, 200 famílias da comunidade Sítio Cachoeira foram atendidas pela obra do Projeto São José III, que recebeu um investimento de R$ 380.139,91. O secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna do Desenvolvimento Agrário, José Leite Gonçalves, coordenou o evento ao lado do prefeito Diego Gondim e do secretário Adauto Nunes Ferreira.

“A comunidade aqui era muito atrasada, a gente trazia a água na cabeça lá de baixo para cá num galão. Então, o governo construiu primeiro o poço e, agora, com essa obra aqui melhorou muito a vida da gente: é água na torneira para tomar banho à vontade”, comemora o agricultor Francisco Alexandre da Silva, mais conhecido como “Manel da Rosário” em Sítio Cachoeira. “Ter água na torneira de casa muda muito porque o ´caba´ pode tomar banho e fazer a comida a hora que quiser, sem se preocupar”, relata a mudança de vida.

“Todos sabemos da dedicação do governador Camilo Santana em prol das comunidades rurais e esta parceria da SDA com Prefeitura e associações só tende a render ainda mais frutos para o homem e a mulher do campo”, comentou o prefeito. No último ano, o Governo do Ceará investiu R$ 8.494.066,35 em sistemas de abastecimento. Em março deste ano, o governador anunciou o Projeto São José IV, com mais R$ 581 milhões para a construção de novos abastecimentos e projetos produtivos.

“A maior parte dos sistemas de abastecimento d´água entregues pelo Governo do Ceará integram o PSJ III e estamos realizando esta solenidade em razão de uma exigência do Banco Mundial e de um pedido do governador Camilo Santana de que sempre visitemos as comunidades rurais”, justificou o secretário José Leite. “A água tratada é um dos bens mais preciosos das famílias e com a entrega deste sistema estamos cuidando da saúde de todos vocês”, explicou.