Caridade comemora 61 anos de emancipação política com entrega de títulos

5 de agosto de 2019 - 16:35

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Augusto Brandão -

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), comemora os 61 anos de emancipação política de Caridade com a entrega de títulos de terra na próxima terça-feira (06). A solenidade acontece no prédio da Unidade de Apoio de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar (UADAF), às 9h, e contará com as presenças do secretário De Assis Diniz e do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson Gonçalves.

Na cerimônia, com a presença da prefeita Amanda Lopes, está prevista a divulgação do balanço das ações do instituto neste ano. De janeiro a julho deste ano, foram entregues 12.206 documentos da terra, sendo 1.143 apenas no último mês. “Isto é, de fato, uma verdadeira ação de impacto na vida do homem e da mulher do campo. Com ela, o agricultor pode deixar a terra para seus filhos e também acessar o crédito dos bancos públicos para investir no que é seu”, comemorou o secretário.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura. Com o documento em mãos, o produtor rural pode acessar o crédito rural e a assistência técnica.

“Estou bastante otimista que iremos atingir a nossa meta de entregar 20 mil títulos de terra neste ano. São em torno 6 mil títulos prontos para entrega e calculamos que a capacidade da nossa equipe é suficiente para emitirmos outros 2 mil: tanto do trabalho realizado em ano anteriores, quanto o de novos municípios”, detalha José Wilson Gonçalves. “Cito, por exemplo, Iracema, Ererê, Jucás, Arneiroz, Pires Ferreira, Senador Sá, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante”, enumera os municípios que receberão pela primeira vez o título.

SERVIÇO

Entrega de títulos de propriedade rural em Caridade
Data: 6 de agosto de 2019
Horário: 9h
Local: Prédio da Unidade de Apoio de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar (UADAF)
Endereço: BR-020, Caridade/CE (Entrada da cidade)