Mais 927 famílias de Crateús atendidas com abastecimento d´água

7 de agosto de 2019 - 18:48

Ascom | Texto e imagens: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

927 famílias de seis comunidades rurais de Crateús comemoraram a entrega de mais quatro sistemas abastecimento d´água na noite da última terça-feira (06). A solenidade de inauguração foi comandada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, e marca a entrega de um total de dez obras em abastecimento d´água já entregues pelo Projeto São José III no município localizado a 354 km da capital cearense.

“A Prefeitura de Crateús mantém uma parceria com Governo do Ceará e com todos os representantes do povo legitimamente eleitos com os votos do nosso município. Isto se deve porque somos conhecedores do muito que já foi feito pelo nosso governador Camilo Santana, como também do muito que precisa ser realizado para atender ao anseio da nossa população, especialmente das pessoas que vivem na nossa enorme zona rural”, saudou o prefeito Marcelo Machado.

Ao todo, as obras de abastecimento d´água e construção de módulos sanitários para as comunidades de Carrapateira dos Gonçalves, Barra d´Água dos Inácio, Barra do Bonfins, Tucuns, Cabeça de Onça e Bom Jesus destinam R$ 4.041.240,74 para segurança hídrica e cidadania do município. Em seu discurso, o secretário De Assis Diniz destacou a importância do investimento como uma mudança de paradigma da realidade do campo e uma melhoria na saúde das comunidades rurais.

“Já são dez abastecimentos d’água entregues pelo Governo do Ceará em Crateús! Juntamente a Casa Farinha, que estamos construindo também com recursos do Projeto São José III, estamos promovendo cidadania e uma qualidade de vida digna do homem e da mulher do campo”, comemorou. Ainda segundo o secretário, se deve ao fato que, com a chegada da água tratada às torneiras, o índice de contaminação das verminoses e doenças de pele deve reduzir significativamente.

A solenidade também contou com as participações dos deputados estaduais Walter Cavalcante e Carlos Felipe e do vice-prefeito Magnus Dantas. Fora estes, a secretária municipal de Educação, Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira e os secretários do Meio Ambiente, Rogério Augusto Oriano, e da Infraestrutura, Agileu de Melo Nunes, além de vereadores, representantes da Cagece, do Sisar e lideranças sindicais e comunitárias.

Futuras gerações

Morador da comunidade Carrapateira há 10 anos, Junior relata a imensa a alegria de há quase um ano poder contar com água na torneira dentro de casa. O agricultor familiar de 42 anos veio a morar na localidade para se juntar a esposa e, de lá para cá, um casal de filhos mudou de vez a dinâmica e as exigências de cuidar de um lar. “Mesmo meus pais morando perto, tinha que pegar o jumento, colocar a cangaia e andar uns dez quilômetros pra pegar a água na cacimba e ter algo para beber dentro de casa”, relembra.

“Na primeira vez, eu já era operador do sistema (do Sisar), e fui testar a adutora. A caixa encheu por oito horas e, depois, por onde passávamos, as pessoas comemoravam da porta de casa a chegada da água na torneira de casa. A alegria foi grande e eu mesmo enchi os olhos quando vi ela caindo”, relata. “O governador Camilo Santana não sabe o tamanho da gratidão que sentimos por esse benefício chegar na casa da gente. Foi ele quem garantiu que a água chegasse para os meus filhos, e também para os meus netos e para os meus bisnetos, que um dia vão nascer”, agradece.