Paulo Freire inicia processo de implementação da Caderneta Agroecológica

9 de agosto de 2019 - 12:57

Ascom | Rones Maciel - rones.maciel@sda.ce.gov.br | Bernardo Lucas - bernardo.lucas@sda.ce.gov.br

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto Paulo Freire (PPF), realizou rodas de conversas nos dias 7 e 8 de agosto nos territórios de Sobral, Inhamuns e Cariri com as entidades de assessoria técnica para dialogar sobre a implementação das “Cadernetas Agroecológicas”.

Os encontros acontecem nos municípios de Ipu, Sobral, Campos Sales e Tauá com a participação de representantes, técnicas e técnicos de campo das entidades executoras e Unidade Gestora do projeto. A atividade faz parte das ações de encaminhamento da formação realizada em Recife, no mês de julho, e se estende por um ano de execução.

Além de sensibilizar as equipes técnicas para implementação do instrumento e metodologia das Cadernetas, este momento irá definir também quais os critérios para a seleção das comunidades e mulheres que irão participar do piloto. Neste primeiro momento serão contempladas 150 mulheres.

As próximas etapas do processo de implementação será a realização de um encontro com a equipe de implementação da caderneta, na sede do projeto em Fortaleza. Está prevista ainda a formação estadual, que acontece de 04 a 06 de setembro, com a participação de 80 técnicas e técnicos dos territórios.

A Caderneta Agroecológica é uma proposta de monitoramento da produção da agricultura familiar e camponesa com o objetivo de dar visibilidade e valorizar a produção agroecológica e diversificada, sobretudo das mulheres agricultoras. Uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Programa Semear Internacional e o GT de Equidade de Gênero dos Projetos FIDA, através do Projeto de formação e disseminação do uso consciente das cadernetas agroecológicas no Brasil: fortalecendo as mulheres rurais e construindo o bem viver. O referido projeto envolve os 06 Projetos apoiados por FIDA no Brasil.

Texto: Rones Maciel e Bernardo Lucas