Choró: SDA inaugura abastecimento d´água na comunidade Palestina

12 de agosto de 2019 - 19:14

Ascom | Texto e imagens: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou na última quinta-feira (8/8), um sistema de abastecimento d´água na comunidade Palestina, município de Choró. A solenidade foi comandada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins e contou a presença do prefeito Marcondes Jucá.

A obra do programa Água Para Todos promove a cidadania de 90 famílias e investe R$ 282.267,62 em segurança hídrica. 90% dos recursos são oriundos do governo federal, via o antigo Ministério da Integração Nacional, com contrapartida do Governo do Ceará, via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). “Para a minha felicidade, esta já é o quarto sistema que estamos inaugurando e espero em breve poder anunciar a conclusão do abastecimento da comunidade Barbada”, agradeceu o prefeito de Choró.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, a obra representa mais cidadania para o homem e para a mulher do campo, que não vão precisar mais percorrer longas distâncias “em busca de garantir que a água esteja presente dentro de casa”. “O governo Camilo Santana está aposentando aquela velha imagem do sertão cearense: que era de uma criança com uma lata d´água na cabeça; ou então, do agricultor montado no lombo de um jumento andando vários quilômetros em busca deste bem tão precioso”, destacou a importância da política pública.

“Hoje, a água entregue pelo Sisar a todos vocês se traduz em qualidade de vida e saúde na vida das famílias. Isto se deve porque, quando utilizamos uma água não tratada, ficamos vulneráveis a várias doenças. E, muito pelo contrário, a água que chega agora na torneira de casa da comunidade Palestina é atestada e irá, inclusive, melhorar os indicadores de Saúde aqui do município de Choró”, frisou o secretário do Desenvolvimento Agrário.

Recuperação de rodovias

Em seu discurso, o assessor especial Nelson Martins destacou o equilíbrio fiscal do Estado e a notoriedade alcançada pelo Ceará em âmbito nacional. “Todos vocês sabem que, na primeira gestão do governo Camilo, o Ceará foi o Estado brasileiro mais equilibrado financeiramente e também o que mais realizou investimentos. Este legado continua neste segundo mandato”, pontuou o assessor de Relações Institucionais a nova atuação do Governo do Ceará.

Ainda de acordo ele, o recente pacote de recuperação das rodovias estaduais contempla 86 municípios, que estão sendo beneficiados com a recuperação de “1.713 km em estradas”. “Em termos de comparação, todo esse dinheiro (R$ 220 milhões) daria para construir 15 escolas de ensino profissional. Ou então, implantar 634 abastecimentos d´água, como foi na execução do programa Água Para Todos, que custou R$ 200 milhões em convênio com o governo federal”.