Mais de 40 municípios participam de seminário estadual de Gestão da Pesca

14 de agosto de 2019 - 13:18

Ascom | Texto e imagens: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na manhã da última terça-feira (13), a secretaria de Pesca do Desenvolvimento Agrário promoveu o seminário estadual de Gestão da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar. O evento reuniu representantes de mais de 40 municípios no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, em Fortaleza, debateu a elaboração de um plano estadual para tratar de políticas públicas para os dois setores e também apresentou ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) através dos projetos São José, Paulo Freire, Idace e Ematerce.

Atualmente, 36 mil pescadores e três mil embarcações se encontram registradas no banco de dados Governo do Ceará. Já em relação aos dados do Registro Nacional de Pescadores Profissionais (RGP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Estado dispõe de 32.910 pescadores, sendo 27.335 ativos. Outro dado significativo é que apenas 26 municípios, nas regiões litorâneas e nos grandes reservatórios do Estado, concentram quase 60% da categoria profissional no território cearense.

“Este seminário tem, antes de tudo, a intenção de mostrar tudo aquilo o que já realizamos e ouvir o que interessa a vocês que façamos. Aqui não tem plano carimbado dizendo ´vai ser assim´, não. É algo para iniciarmos um processo de discussão”, descreveu o secretário Antônio Nei de Sousa. Dentre as ações, segundo informou o secretário executivo de Pesca, foi autorizada, através de MAPP, o projeto de repovoamento de alevinos “a serem distribuídos nos mais diversos recantos do Estado”.