Projeto Paulo Freire realiza pesquisa amostral sobre resultados

27 de agosto de 2019 - 16:01

Ascom | Texto e Imagem: Rones Maciel - rones.maciel@sda.ce.gov.br

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Projeto Paulo Freire (PPF), realiza nos territórios de Sobral, Inhamuns e Cariri, uma pesquisa quantitativa amostral para verificar o aumento da renda, qualidade de vida do público-alvo atendido pelo programa. Ao todo, 55 famílias contribuem com informações para o levantamento de dados que estuda resultados econômicos, de assessoria técnica e dos investimentos produtivos das famílias.

A pesquisa é coordenada pelas professoras e pesquisadora Gema Galgani Esmeraldo e Sílvia Maria de Freitas, ambas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados obtidos pelo Projeto Paulo Freire serão apresentados no “I Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado”, que acontece de 17 a 19 de setembro de 2019, em Juazeiro (BA).

Antes de chegar ao campo, o grupo de pesquisadores da equipe da Unidade Gestora do PPF passou por um processo de formação em pesquisa, sob a coordenação da professora Gema Galgani. “A pesquisa-piloto tem importância muito grande, porque é o primeiro olhar sobre os resultados e é executado por um grupo que já realiza ações do PPF, com conhecimento das realidades locais e facilidade para chegar ao campo, às famílias agricultoras”, destaca Gema Galgani Esmeraldo.