Meruoca recebe títulos, abastecimento d´água e unidade de processamento de coco babaçu

28 de agosto de 2019 - 09:59

Ascom | Texto e Imagens: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE), fará a entrega de títulos de propriedade rural, do Programa de Regularização Fundiária, em Meruoca, na região de Sobral, na manhã da próxima sexta-feira (30/8). O evento, com início marcado para às 9h, marca também a entrega de um sistema de abastecimento d´água e de módulos sanitários para 541 famílias da comunidade Sítio Recife. A obra do Projeto São José III investe R$ 2.101.816,12 em segurança hídrica e na qualidade de vida na zona rural.

Cada agricultor beneficiado com a política de regularização fundiária receberá numa pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e a planta do terreno. Com o documento em mãos e registrado no cartório, o produtor rural pode ter acesso ao crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A Diretoria Técnica e de Operação do Idace (Diteo/Idace) é responsável pela coordenação técnica de execução e fiscalização do programa nos 182 municípios contemplados com a regularização fundiária no Estado. De acordo com informações da Diteo, Meruoca possui 367 imóveis rurais cadastrados, 176 posses e composses e 54 documentos já entregues ao detentor.

Coco Babaçu

Ainda na manhã da próxima sexta-feira, às 11h, De Assis Diniz e Nelson Martins inauguram a unidade de processamento do coco babaçu da comunidade Sítio Barras. Também iniciativa do Projeto São José III, a obra recebeu investimentos na aquisição de equipamentos e serviços para fortalecer a atividade de produção, beneficiamento e comercialização do coco babaçu. Ao todo, 18 famílias da Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição foram atendidas com o um investimento do Governo do Ceará de R$ 371.252,22.

SERVIÇO

Entrega de 42 títulos de propriedade rural em Meruoca
Dia: Sexta-feira, 30 de agosto
Horário: 9 h
Local: Quadra Murmúrio da Natureza, Comunidade Recife, Meruoca/CE

Inauguração da Unidade de Processamento de Coco Babaçu do Sítio Barras
Dia: Sexta-feira, 30 de agosto
Horário: 11 h
Local: Sítio Barras, Meruoca/CE