Governo do Ceará realiza série de investimentos voltados para agricultores familiares de Meruoca

30 de agosto de 2019 - 15:37

Ascom | Texto: Wilson Zanini | Imagens: Marcos Studart

Meruoca, município localizado na região do Sertão de Sobral, recebeu do Governo do Ceará, nesta sexta-feira (30), um sistema de abastecimento d’água, títulos de terra, módulos sanitários e uma unidade de beneficiamento do coco babaçu.

Nas ações, o governador Camilo Santana foi representado pelo assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson Gonçalves, do deputado federal Leônidas Cristino e do deputado estadual Moisés Braz.

A agenda teve início com a inauguração de um sistema de abastecimento d’água, atendendo às comunidades do Recife, Boa Vista, Palmeiras, São Brás e Estiva, beneficiando diretamente 541 famílias. Para isso, o Governo do Ceará investiu R$ 1,92 milhão. “É a maior obra do Governo do Ceará dentro do projeto São José, de todas que já foram feitas na história”, destacou Nelson Martins.

“Isso traz, pra dentro de Meruoca, uma importância estratégica, porque água é qualidade, é saúde, é vida. Nós sabemos que água dentro de casa é comodidade e cidadania com dignidade e saúde”, pontuou De Assis Diniz.

“Entregamos o São José III, com R$ 522 milhões de investimento, 267 projetos produtivos, 236 sistemas de abastecimento d’água, mais de 1600 módulos sanitários. É algo fundamental para atendermos a essência da política pública, que é gerar cidadania”, concluiu.

Na ocasião foram entregues      42 títulos de terra, por meio do Programa de Regularização Fundiária. Foi realizada também a entrega de módulos sanitários beneficiando 19 famílias, num investimento de R$ 173,4 mil.

“Aqui nós temos a consciência de que o governador Camilo Santana e as pessoas que estão nesse palco, estão determinados, imbuídos em diminuir, a cada dia que passa, o sofrimento do povo cearense. Quero agradecer ao governador por tudo que ele tem feito pela Meruoca”, comentou o prefeito Francisco Antônio Fonteles.

Participaram ainda Fábia Oliveira, presidente da Associação dos Moradores do Sítio Recife e autoridades locais.

Morador da comunidade, Násio Andrade, de 40 anos, afirmou que “foi um sonho muito grande para as comunidades, que antes dependiam de carros-pipa. Com a chegada dessa água, beneficiou muita gente aqui. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos”, comentou. (Duas fotos enviadas pelo Marcos)

Coco babaçu

Em seguida, Nelson Martins e comitiva realizaram a entrega de equipamentos e serviços para fortalecer a produção, o beneficiamento e a comercialização da amêndoa do coco babaçu, na comunidade da Barra.

A ação recebeu investimento de R$ 371,2 mil para beneficiar 18 famílias na Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição, promovendo a geração de emprego e renda.

“Aqui nós estamos inaugurando um projeto produtivo. É um projeto que está gerando renda e emprego. Que vocês possam cada vez ter mais progresso com esse projeto do beneficiamento do coco babaçu”, disse Nelson Martins.