Com ótimas colheitas, tomate e chuchu são comercializados com bons preços

18 de setembro de 2019 - 11:09

Ascom | Texto: Helena Demes - Assessoria de Comunicação da Ceasa | Imagem: Tuno Vieira

Bastante pulverizado e com ótimas colheitas, o preço do tomate caiu significativamente no Nordeste abastecendo o mercado agrícola com grande oferta do produto em todo o País. De acordo com Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa-CE, entre agosto e a segunda quinzena de setembro, 4.278 toneladas de tomate ingressaram no mercado agrícola cearense. Neste período, o preço do tomate oscilou entre R$ 1,00 a 2,00 o quilo.

“O Ceará está participando com grande oferta no interior do Estado, por meio da região de Ibiapaba, nos municípios de Tianguá, Guaraciaba do Norte e Ubajara, e também no Sertão Central, por meio dos municípios de Canindé, Quixeramobim, Senador Pompeu, Jaguaribe e Serra de Aratuba. A hortaliça-fruto vem também em grande quantidade dos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Goiás”, informa.

Também devido à boa quadra chuvosa, outra grande queda de preço do semestre foi a do chuchu, chegando a R$ 0,50 o quilo. “A produção do Ceará é por meio de Baturité, Pacoti, Tianguá, Guaramiranga e Guaraciaba do Norte”, confirma. Segundo Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa-CE, nos meses de agosto e até a segunda quinzena de setembro deste ano, a queda de preços do tomate foi de 33,3% e do chuchu de 37,5% no quilo.