Paulo Freire participa de encontro de líderes rurais e gestores de projetos FIDA

18 de setembro de 2019 - 16:31

Ascom | Rones Maciel - rones.maciel@sda.ce.gov.br | Bernardo Lucas - bernardo.lucas@sda.ce.gov.br

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, através do Projeto Paulo Freire (PPF), participa do I Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos financiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Mercosul. O evento segue até amanhã (19), em Juazeiro (BA), onde a coordenadora Íris Tavares apresenta experiência desenvolvidas pelo projeto e os resultados de pesquisas realizadas nos territórios de Sobral, Inhamuns e Cariri.

O evento é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Confederação de organizações de produtores familiares do Mercosul ampliado (Coprofam), Programa FIDA Mercosul Claeh, e Governo do Estado da Bahia por meio do Projeto Pró-Semiárido. Na programação, painéis das experiências com os temas: monitoramento e avaliação, gestão de água para fins produtivos, acesso a recursos financeiros e mercados para produtos da agricultura familiar, aumento de renda entre outros.

A pesquisa quantitativa amostral apresentada pelo PPF verificou o aumento da renda, qualidade de vida do público-alvo atendido e resultados econômicos, de assessoria técnica e dos investimentos produtivos das famílias.

O encontro reúne todos os projetos FIDA no Brasil (PPF, PROCASE, PRO-SEMIÁRIDO, DOM TÁVORA, DOM HELDER e VIVA SEMIÁRIDO) e entidades da sociedade civil como Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Confederação Nacional dos Trabalhadores Na Agricultura (CONTAG) entre outras organizações.