Potengi e Moraújo – Governo garante abastecimento a quase 450 famílias de áreas mais pobres

27 de setembro de 2019 - 13:24

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Até a próxima segunda-feira (30), 448 famílias de Potengi e Moraújo terão suas cisternas abastecidas pelas Estações de Tratamento Móveis (ETAs Móveis) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Os municípios do Cariri Oeste e do Sertão de Sobral são assistidos pelo Projeto Paulo Freire com a 1ª água, destinada ao abastecimento humano.

Desde o início do mês, as ETAs, adquiridas com o governo de Israel, cuidam do tratamento d´a água captada a partir em mananciais públicos e, por carros-pipa adquiridos pelo projeto, realizam a primeira recarga das cisternas assegurando água até o próximo período chuvoso.

Atualmente a SDA dispõe de cinco ETAs e uma estação dessalinizadora, capaz de tratar água salobra e transformá-la em potável às populações do semiárido cearense. Cada estação produz até 4.500 litros de água por hora.

De acordo com balanço do PPF, até esta sexta-feira (27), 390 cisternas já foram abastecidas pelas estações nos dois municípios.

“Esta ação faz parte de um plano pensado pela Unidade de Gerenciamento do Projeto Paulo Freire para garantirmos aos nossos agricultores que vivem na extrema pobreza de que até que as chuvas retornem eles não fiquem desassistidos neste importantíssimo direito que é o acesso a água”, destaca o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz.