Valorização do homem do campo chega em forma de sistema de abastecimento d’água e módulos sanitários para comunidades de Novo Oriente

1 de outubro de 2019 - 09:48

Casa Civil (Wilson Zanini - Texto Marcos Studart - Fotos)

Trabalhar na cidade nunca mudou a realidade da escassez de água vivida por Débora Araújo na comunidade onde mora, no Bonfim, no município de Novo Oriente. “Eu lembro que sempre foi difícil a questão da água aqui. A gente sempre dependeu dos carros-pipa. Os mais regulares eram fornecidos pelo Exército, mas demoravam até dois meses para chegar. E os particulares eram escassos”, comentou.

A realidade da família de Débora e de outras 351 famílias foi transformada pelo Projeto São José III. Nesta segunda-feira (30), uma comitiva estadual beneficiou as comunidades de Bonfim, Central dos Sales e Morgado, em Novo Oriente. As localidades também receberam módulos sanitários

“Hoje todo mundo tem água na torneira. Eu acordo, abro meu registro, pego a minha mangueirinha e jogo água no terreiro, nas plantas. A nossa qualidade de vida está muito melhor”, pontuou Débora.

Nelson Martins, assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil e Francisco de Assis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará testemunharam a alegria de tantas famílias do Sertão de Crateús, em ações que ocorreram em Bonfim e Central dos Sales.

“Na comunidade do Bonfim, são 156 famílias beneficiadas com água e 41 famílias beneficiadas com módulos sanitários; na comunidade Central dos Sales, 110 famílias com água e 33 com módulos sanitários; e na comunidade do Morgado, 85 famílias contempladas com o sistema de água e 25 com o módulo sanitário”, explicou Nelson Martins.

“Somando todo o investimento, temos recursos de R$ 4,4 milhões, o que daria para construir uma Escola de Ensino Médio (EEM). Isso representa água de qualidade, saúde e melhoria da qualidade de vida”, disse Nelson.

“Só sabe o impacto do que é água na torneira de sua casa, quem não tinha e passa a ter. Quando você tem sistema como esse, que elimina os problemas de saúde, você passa a entender o que é água de qualidade com regularidade”, defendeu De Assis Diniz.

O deputado estadual Evandro Leitão e lideranças locais também participaram dos atos de inauguração dos sistemas de água.