Governo do Ceará abre o mês de outubro beneficiando agricultores familiares de Madalena

2 de outubro de 2019 - 08:58

Ascom Casa Civil (Wilson Zanini - Texto | Marcos Studart - Fotos)

O primeiro dia de outubro está sendo especial para 53 famílias de Madalena, que acabam de receber o documento definitivo de propriedade rural do Governo do Ceará.

Os produtores rurais receberam os papéis das mãos do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil Nelson Martins e do secretário adjunto da Pesca do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei.

Produtores como Giucélio Pereira de Lima, 58, que se emocionou ao falar sobre o documento que acabou de receber. “Na minha terra eu planto milho, feijão, já tentei plantar algodão, mas não deu certo. Crio ovelha, cabra e tenho quatro vaquinhas prenhas. Com os benefícios que vou receber pretendo fazer um açudezinho e um poço profundo. Agora eu posso dizer que vou fazer isso na minha própria terra”, se emocionou.

“Já entregamos mais de 90 mil títulos e só esse ano entregamos uns 15 mil e vamos avançar cada vez mais. Esse programa tem uma importância social muito grande”, comentou Nelson Martins.

“Com esse título em mãos, a gente espera que o agricultor registre no cartório e passe a investir na sua propriedade”, argumentou Gracinha Pedrosa, superintendente adjunta do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

A entrega dos títulos faz parte do Programa de Regularização Fundiária que, segundo Gracinha Pedrosa, caminha para a universalização no estado do Ceará.

“Só temos a agradecer a parceria do Governo do Estado. Estamos numa expectativa grande do sistema adutor de Madalena, no açude Umari. Toda a cidade mais dois distritos vão receber água de qualidade. O próximo evento que o governador quer fazer em Madalena vai ser essa entrega. Depois de 33 anos de emancipação, pela primeira vez nos vamos ter a oportunidade de receber água tratada em casa”, disse a prefeita de Madalena, Sônia Costa.