Em Brasília, De Assis Diniz trata de projeto piloto para incentivar produção de mandioca no Cariri

16 de outubro de 2019 - 15:26

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz cumpriu, nesta quarta-feira (16), agenda em Brasília. Na capital federal o titular esteve reunido com o secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Zé Roberto Cavalcante. Os presentantes dos executivos estadual e federal trataram acerca do projeto piloto à produção de mandioca na Região do Cariri.

De acordo com Zé Roberto a expectativa do Ministério da Cidadania é viabilizar com apoio da SDA o projeto piloto que pode atender até 600 famílias nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco através do fomento à plantação de mandioca. A ação visa gerar oportunidade, além de assistência técnica para produção, organização e mobilização de cooperativas e até expansão para outras atividades no mesmo modelo como a fruticultura.

“Trabalharemos o fomento via financiamento numa valor de R$ 3.000 por produtor, não embolsável, para produzir três hectares de mandioca. Buscaremos parcerias privadas para assistência técnica, além de organizarmos as cooperativas para produção de mandioca voltada para este projeto, e quem sabe expandir em outras cadeias produtivas como da fruticultura”, explica Roberto.

De Assis Diniz adiantou ainda que no próximo dia 24 de outubro, quinta-feira, em Salitre, técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) e da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (CODEP) reunirão no Cariri produtores de mandioca para discutir o piloto. Hoje estes agricultores atuam na produção e comercialização de amido de mandioca para a Cervejaria Ambev.

“Nossa intensão é que nossos agricultores alcancem total apoio para organizar a produção e fomentar o projeto da cerveja de mandioca legítima”, ressaltou Diniz. Na oportunidade, ao lado do vereador do Crato, Pedro Lobo, De Assis presentou o secretário nacional com exemplares da bebida produzida com mandioca produzida no Ceará.