Governo do Ceará lança Projeto de Peixamento e estima produzir 1,2 mil toneladas de peixe

21 de outubro de 2019 - 20:02

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), lançou o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2019/2020 em Arneiroz, na região dos Inhamuns, na última sexta-feira (18). A ação distribui, até o primeiro trimestre de 2020, 5,5 milhões de alevinos e beneficia 60 mil pescadores que vivem em torno dos mil maiores açudes e barragens do Estado.

“O Peixamento tem como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, defende o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. O investimento do Governo do Ceará é de R$ 800 mil e a estimativa de produção é de 1.200 toneladas de peixes.

Somente no município do território dos Sertões dos Inhamuns foram entregues 85 mil alevinos de tilápia, 10 mil de tambaquis e 5 mil carpa. “A grande importância desta ação é poder gerar mais renda para nossos pescadores”, agradeceu o prefeito Edgard Monteiro. As próximas entregas ocorrem em Aiuaba (76 mil alevinos), no dia 22 de outubro; Parambu (64 mil) e Quiterianópolis (60 mil), 23; e Tauá (100 mil), 24.

Comparativo

Além de quase dobrar o investimento, o Governo do Ceará inova na atual edição entregando alevinos de carpa, tambaqui e curimatã. Na edição 2018/2019, o Projeto de Peixamento entregou 4,64 milhões de alevinos de tilápia e investiu R$ 450 mil no ano passado. No período, a produção estimada em decorrência do projeto foi de 928 toneladas de peixe, contra a estimativa atual de 1.200 toneladas.

Para o gerente de programas do FIDA para o Brasil, Klaus Reiner, a ação do peixamento torna viável a atividade produtiva e estimula as famílias atendidas pelo Projeto Paulo Freire a buscarem um incremento na renda. “Queremos melhorar as condições de vida do pequeno, como também enfrentar com inteligência as dificuldades do produtor rural com as adversidades do clima dando condições para que haja um incremento na renda familiar”, argumentou o secretário executivo de Pesca e Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Sousa, que planeja projetos pilotos onde também esteja presente o camarão.

“Muito embora os alevinos de carpas e tambaquis possuam uma taxa de sobrevivência similar aos da tilápia, o esforço encontra sentido na construção do Plano Estadual de Pesca Artesanal e Aquicultura, que se encontra em andamento”, justifica De Assis. Com a diversificação, a Secretaria poderá, tecnicamente, indicar as variedades com maior lucratividade, apontar os próximos passos do fomento à atividade e dimensionar a cadeia produtiva no Ceará.