Paulo Freire gera incremento de renda em comunidade rural de Tauá

21 de outubro de 2019 - 19:36

Ascom | Texto e Imagens: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na mesa farta com os produtos da agricultura familiar, ou nos versos em cordel e numa canção, ficou visível para missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que o Projeto Paulo Freire veio para melhorar a vida da comunidade Riacho dos Cavalos, no município de Tauá. A ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e que recebe Assistência Técnica Contínua por meio do Esplar, já construiu 22 aviários e 24 apriscos com áreas de pastejo e garantiu um kit de informática para associação comunitária.

“Assim como os homens trabalham no roçado, as mulheres também precisam gerar renda no quintal de casa”, observa Francisca Helena sobre o complemento que o projeto trouxe para a renda familiar. E, embora ainda aguarde a chegada dos animais, a agricultora familiar enumera os benefícios que já chegaram. “Mas como já criava galinha, já ´deitei´ algumas e agora tenho meus pintinhos num espaço maior, bonito e com alimentação na hora certa. Logo, logo, eles (pintos) vão poder servir de alimento para as nossas famílias e para, numa necessidade, vendermos e comprarmos outros alimentos”.

“Para mim, foi uma surpresa ver que estas famílias unem o aspecto lúdico ao trabalho e creio que faz com que o trabalho do dia à dia seja muito mais verdadeiro”, comentou Rossana Polastri, diretora regional do FIDA para América Latina e Caribe, citando as dificuldade que os beneficiários do projeto enfrentam para produzirem e venderem os próprios produtos. “Creio que deveríamos continuar apoiando a prestação de assistência técnica, porque é importante a transferência de conhecimento aos mais pobres. No futuro, ela permitirá que essa comunidade continue sendo produtiva e manterá o entusiasmo e compromisso destas famílias”.

A expectativa, segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, é acelerar a execução do Projeto Paulo Freire com a conclusão da entrega dos projetos produtivos em todo Estado do Ceará. E, de acordo com o oficial FIDA no Brasil, Hardi Vieira, será recompensada com a valorização do valor que se encontra na conta do fundo internacional. “O que mais desejamos a todos vocês é que estas famílias possam se manter em seu próprio local de origem, gerando renda e oportunidade para esta e para as futuras gerações”, transmitiu o secretário do Governo do Ceará.

Para o gerente de programas do FIDA, Klaus Reiner, ainda “é muito importante também avançar no associativismo “para complementar os grandes avanços que a comunidade fez com a criação da capacidade das mulheres e jovens e da capacitação das famílias”. “O ponto que cria um desafio para o futuro da comunidade Riacho dos Cavalos é o vínculo com o mercado externo para a venda do excesso de produção”, antevê Klaus Reiner.

Também integram a comitiva do fundo internacional ligado às Nações Unidas: o oficial de Programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira; o secretário Executivo da Pesca, Antônio Nei de Sousa; e a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares.