FECEAF chega na 12ª edição com expectativa de movimentar R$ 2 milhões

22 de outubro de 2019 - 10:49

Com a expectativa de movimentar dois milhões de reais, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) realizam entre os dias 24 e 27 de outubro de 2019, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, a XII Feira Cearense da Agricultura Familiar (12ª Feceaf). O evento contará com a participação de 300 expositores vindos de todas as regiões cearenses. Para os quatro dias, é esperado um público 25 mil pessoas. A entrada gratuita.

O evento reunirá uma diversidade de produtos orgânicos da agricultura familiar, além de exposição e venda de animais, artesanatos, casa de farinha e engenho, concurso leiteiro, apresentações culturais, shows musicais com Ítalo Poeta, Iara Pâmela e Anthony Carvalho, Bete Nascimento, Os Januários, Cacimba de Aluá e muito mais.

“O fortalezense vai poder além de comprar, conversar com quem produz o alimento que chega na mesa de cada um de nós. Quem visitar a Feceaf conseguirá conhecer um pouco mais do campo, sem sair da cidade. Durante o evento, ainda vamos celebrar a Década da Agricultura Familiar, que foi lançada este ano pela ONU”, relata o secretário de Política Agrícola da Fetraece, José Francisco de Almeida Carneiro.

Para o secretario do Desenvolvimento Agrário, De Assis, a Feceaf desempenha um papel importante no fortalecimento e ampliação da visibilidade da agricultura familiar. A Secretaria impulsiona projetos produtivos através dos projetos São José, Paulo Freire e por meio de parcerias com o governo federal. “E o mais importante é que, entre 24 e 27 de outubro, faremos bons negócios: levando mais renda para os nossos agricultores familiares e fortalecendo a economia do Estado”, pontuou.

Além dos 300 agricultores e agricultoras que vão vim expor na Feceaf, outros 400 produtores e produtoras do interior do estado participarão de oficinas de capacitações para que possam melhorar a produção.

A Feceaf conta com o apoio de entidades como IDEF, Ematerce, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT-CE, Cooperbio, Cealtru, Unicafes Ceará, Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Receater) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Histórico

A Feceaf teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que contava com governador Camilo Santana como secretário da pasta na época, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo.