Técnicos do PPF recebem capacitação em saúde para atuarem como agentes

22 de outubro de 2019 - 10:21

Técnicos do Projeto Paulo Freire em Campos Sales e Salitre receberam nesta segunda-feira (21) a certificação do curso “Paulo Freire + Saúde”. Iniciado em fevereiro deste ano, o curso é uma parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará, Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP), e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), visa contribuir na formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e profissionais do Projeto Paulo Freire para a aproximação de cada um desses atores sociais em seus respectivos territórios de atuação.

A ideia é que a capacitação atue com foco na promoção dos conhecimentos acerca de temática como saúde mental, violência, depressão, uso de drogas e suicídio, gênero, sexualidade e saúde, alimentação saudável e uso de plantas medicinais, vigilância e controle das arboviroses, leishmaniose e doença de chagas.

O secretário executivo da SDA, Wilson Brandão, participou da entrega dos certificados, na Casa Pastoral da Irmãs.

“Uma das principais formas de redução da pobreza rural e da qualidade de vida dessa população no semiárido cearense se dá principalmente por meio de estratégias que estimulem o desenvolvimento do capital humano e social em nosso estado”.

A formação tem carga horária total de 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas destinadas ao desenvolvimento de um plano de intervenção com ações educativas para a comunidade. As atividades presenciais foram realizadas por meio de quatro encontros que estruturados: Oficinas de Mobilização e Apresentação, Encontros Formativos, Seminários de Monitoramento e Oficinas de Avaliação e encerramento.

Ao todo, a capacitação contemplou 15 municípios cearenses que estão inseridos no Projeto Paulo Freire: Tauá, Parambu, Quiterianópolis, Aurora, Arneiroz, Campos Sales, Salitre, Araripe, Potengi, Assaré, Altaneira, Tarrafas, Santana do Cariri, Antonina do Norte e Nova Olinda. Esses municípios compõem as Regiões do Cariri Oeste e dos Inhamuns. A formação teve como um de seus produtos cerca de 60 planos de intervenção com ações de Educação em Saúde para as comunidades rurais.

A formação será concluída com as Oficinas de Avaliação e encerramento da capacitação em outubro e novembro nos municípios de Campos Sales, Araripe, Nova Olinda, Assaré e Tauá como sede das oficinas.