Missão do FIDA promove avaliação e acompanhamento do Projeto Paulo Freire

4 de novembro de 2019 - 13:42

Erivelton Celedonio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Com intuito de acompanhar e avaliar ações do Projeto Paulo Freire, o Governo do Ceará recebe até sexta-feira (8) a missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Nesta terça-feira (5) os integrantes do grupo se reunião com entidades de Assistência Técnica Contínua (ATCs) que em parceria cm a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) assistem agricultores em 31 municípios com menos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No início desta segunda-feira (4) o Oficial de Programas FIDA no País, Hardi Vieira, o Coordenador Técnico e de Desenvolvimento Rural, Emmanuel Bayle, e os diretores Monitoramento e Avaliação, Rodrigo Dias, de Aquisições e Contratações, Lucianna Matte e de Gerenciamento Financeiro, Danilo Pisani, foram recebidos pelo secretário Francisco de Assis Diniz, pelo secretário executivo Wilson Brandão e pela coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa, Íris Tavares, na abertura oficial da missão.

Para Diniz a visita do grupo é importante na continuidade do bom desempenho do programa. “Queremos que o PPF credencie os agricultores destes 31 municípios para que com suas atividades no campo possam acessar qualquer linha de crédito devido a boa qualidade de seus projetos”, explicou.

De acordo com Hardi Vieira, “a missão visa avaliar os impactos do Projeto iniciado em 2013 com ênfase nas atividades de resultado nas 600 comunidades assistidas, a partir de indicadores como renda, nutrição e outros”.

Amanhã pela manhã a missão se reúne na SDA com representantes do Centro de Estudos e Assistência as Lutas do/a Trabalhador/a (CEALTRU), Centro de Estudos do Trabalhado e Assessoria ao Trabalhador (CETRA), Cáritas Diocesana de Crateús, Centro de Pesquisa e Assessoria Esplar (ESPLAR ), Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Instituto Flor do Piqui e ONG CACTUS. A tarde a equipe tem um encontro com representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará que desenvolve o “Programa Paulo Freire + Saúde”, que visa contribuir na formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e profissionais do Projeto Paulo Freire para a aproximação de cada um desses atores sociais em seus respectivos territórios de atuação.

Durante a abertura da missão os técnicos do FIDA e da SDA assistiram a exibição de dois vídeos artesanais produzidos em territórios assistidos pelo PPF. Os vídeos serão exibidos a partir de hoje durante o 11º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), em Aracaju/SE.