Projeto Paulo Freire participa de Congresso Brasileiro de Agroecologia em Sergipe

7 de novembro de 2019 - 15:02

Rones Maciel (texto) | Carmelita Laura (fotos)

Beneficiárias do Projeto Paulo Freire, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), participaram do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) – Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares, que aconteceu de 4 a 7 de novembro, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju/SE. O evento reuniu representações da sociedade civil, academia, governos e organismos nacionais e internacionais.

As agricultoras Helena de Carvalho (Comunidade Riacho das Flores – Reriutaba), Eliana da Silva (Comunidade Guritiba – Santana do Cariri) e Núbia de Morais (Quilombo Jardim – Quiterianópolis) representaram as agricultoras participantes do Projeto de Formação e Disseminação do Uso das Cadernetas Agroecológicas no Brasil no Projeto Paulo Freire. O grupo é acompanhado pela técnica Carmelita Laura, da Unidade de Gerenciamento do Projeto.

A roda de conversa sobre as Cadernetas Agroecológicas, uma das experiências que dialogam diretamente com as mulheres e está sendo implementada no PPF, reuniu mulheres e homens para dialogar sobre a metodologia, os impactos e fortalecimento das mulheres na agroecologia.

A agricultora Helena de Carvalho, da Comunidade Riacho das Flores (Reriutaba-CE), durante fala no evento, destacou como está sendo importante a Caderneta Agroecológica para ela, sua família e as mulheres da comunidade na garantia à direitos.

“Com a Caderneta Agroecológica a mulher passa a ter também garantias e até certificação que é agricultora, pois no Mapa da Biodiversidade aparecem as atividades realizadas por nós (mulheres) e nossos companheiros, até serve para comprovação na nossa aposentadoria.”
Elas participaram ainda da troca de saberes e diálogos em espaços diversos do evento, como “Terreiro das Inovações Camponesas”, “Cozinha das Tradições” e “Feira de Saberes e Sabores” e Conferências, todos com temas relacionados à agroecologia, biodiversidade, políticas públicas, soberania alimentar, gênero e juventudes, entre outros.

O que é o CBA?

Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e a sociedade civil organizada envolvida com as demandas da agricultura familiar e lógicas familiares de produção, em geral. Inicialmente pensado como espaço de valorização da agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos os parceiros da agricultura familiar e camponesa, no Brasil e no mundo. Para saber mais sobre o evento, acesse: http://www.cbagroecologia.org.br/.