Vila de pescadores do Trairi recebe primeira pousada comunitária do Projeto São José

11 de novembro de 2019 - 09:03

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Como alternativa de qualidade de vida e renda para os pescadores da tradicional vila de Emboaca, no Trairi, o Governo do Ceará inaugurou a Pousada Comunitária dos Pescadores locais. Em cerimônia com a presença do secretário De Assis Diniz, o empreendimento que recebe o nome de “Corais do Mar”, beneficia 20 pescadores atendidos pelo Projeto São José III.

O investimento de R$ 529.605,35, fruto do acordo de empréstimo entre o Banco Mundial e o executivo estadual, contempla além do serviço de hospedagem, um restaurante aberto ao público e espaços para realização de eventos e exposição de artesanatos.

“Nosso propósito enquanto empreendimento turístico de base comunitária é estar voltado para o mercado solidário, justo, na perspectiva de mostrar nossa cultura, nossas tradições, respeito ao desenvolvimento local e sustentável”, explica a presidente da Associação Comunitária de Emboaca, Rození dos Santos. Segundo ela o espaço “pretende valorizar o que temos, o que colhemos do mar, os frutos do mar. Queremos que quem venha ao nosso encontro, se depare como o carinho e aconchego de nossas famílias, harmonia, paz e tranquilidade”.

O projeto “Corais do Mar” contou com acompanhamento técnico do Instituto Agropolos do Ceará.

De acordo com o prefeito Marcus Prado a experiência enriquece os 37km de praia em Trairi e dispõe de grande capacidade de ser expandido. “Temos muito o que agradecer ao Governo do Estado. Nosso município dispõe de mais de R$3,5 milhões em investimentos em obras. E, em especial esta pousada, significa muito para nós, pois são muitos os desafios para sustentar uma família apenas com o que se tira do mar”, explica o gestor.

Pioneiro, o projeto já recebeu novas requisições a outras cidades litorâneas, explica o secretário De Assis Diniz. “Nosso desejo é de ampliar esta ação para outras associações que nos propõe atividades não agrícolas a seus associados que estão ligados ao campo mas buscam um complemento de renda. Esta satisfação que sinto ao inaugurar esta pousada será a mesma que me fará apresentar esta experiência no Fórum de Gestores do Nordeste, em breve, e na Feira Nacional do Camarão, na próxima semana, em Natal”, aponta Diniz.

A pousada “Corais do Mar” já é uma alternativa de renda para Washington Oliveira. O jovem de 29 anos passa a dividir as expertises que aprendeu com o pai sobre pescar com as recentes lições para atuar na pousada.

“Todos os homens de Emboaca praticamente são pescadores e esta pousada beneficiará principalmente os filhos, como eu, que não querem perder a ligação com o mar, mas querem ter novas oportunidades”, comenta satisfeito o jovem preocupado em deixar tudo pronto para a inauguração do novo trabalho.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Câmara, Robson Nogueira, e o chefe de gabinete da SDA, Jerônimo Nascimento.