Projeto de Peixamento desembarca nas regiões Norte e do Sertão Central

12 de novembro de 2019 - 16:30

Nesta semana, Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2019/2020 chega a sete municípios das regiões Norte e Sertão Central. Entre 12 e 14 de novembro, a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (Copea/SDA) realiza a entrega de 260 mil alevinos em barragens localizadas nos municípios de Varjota, Irauçuba e Viçosa do Ceará e de 190 mil nos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro e Quixadá.

Nos dias 16 e 17, é a vez de Itapajé e Poranga, também na região Norte, receberem 100 mil alevinos do projeto. “A ação traz como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, comenta o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

Até o primeiro trimestre de 2020, a expectativa é que sejam distribuídos 5,5 milhões de alevinos e beneficiados 60 mil pescadores que vivem em torno dos mil maiores açudes e barragens do Estado. O investimento do Governo do Ceará é de R$ 800 mil e a estimativa de produção é de 1.200 toneladas de peixes.

O último balanço da Secretaria do Desenvolvimento Agrário é que já foram entregues 650 mil alevinos nas regiões Centro Sul e dos Inhamuns.

Comparativo

Além de quase dobrar o investimento, o Governo do Ceará inova na atual edição entregando alevinos de carpa, tambaqui e curimatã. Na edição 2018/2019, o Projeto de Peixamento entregou 4,64 milhões de alevinos de tilápia e investiu R$ 450 mil no ano passado. No período, a produção estimada em decorrência do projeto foi de 928 toneladas de peixe, contra a estimativa atual de 1.200 toneladas.

“Muito embora os alevinos de carpas e tambaquis possuam uma taxa de sobrevivência similar aos da tilápia, o esforço encontra sentido na construção do Plano Estadual de Pesca Artesanal e Aquicultura, que se encontra em andamento”, justifica o secretário.