Em Crateús: lançada a 33ª edição do Projeto Hora de Plantar
20 de novembro de 2019 - 16:37
Texto e Imagens: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br
O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), lançou a 33ª edição do Projeto Hora de Plantar na manhã desta quarta-feira (20). A solenidade aconteceu no armazém do projeto localizado em Crateús e deve distribuir em todo Estado 3.140 toneladas de sementes, 5 mil m3 de maniva de mandioca, 4,5 milhões de raquetes de palma forrageira e 620.500 mudas frutíferas, de caju anão precoce e de mudas de essências florestais e nativas até fevereiro do próximo ano.
![]()
“O Hora de Plantar chega à idade de Cristo: são 33 anos da maior e mais importante política de distribuição de sementes de todo o Nordeste”, saudou o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. No total, 155 mil agricultores serão atendidos pelo projeto iniciado pelo pai do governador Camilo Santana, Eudoro Santana, e o investimento realizado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza para edição 2019/2020 é de R$ 17,2 milhões.
“Neste momento, dirigimos as nossas preces para São José, nosso padroeiro, para que nos abençoe com uma boa pré-estação e um bom inverno: fazendo com que a mesa do pequeno produtor rural esteja plena dos produtos da agricultura familiar e para que esses produtos cheguem às mesas de todos cearenses”, complementa De Assis.
Pontapé inicial
O lançamento da 33ª edição marca o início do abastecimento dos armazéns regionais de Crateús, Tauá, Barbalha, Milagres e Iguatu. A previsão é de que os cinco primeiros galpões recebam todas as sementes do Hora de Plantar até o início do próximo mês. Já em relação aos armazéns de Quixeramobim, Morada Nova, Marco e Barreira, o abastecimento ocorre em seguida e a distribuição em todos os 182 municípios cearenses atendidos pelo projeto será realizada pelos escritórios regionais da Ematerce, conforme orientação técnica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
![]()
Somente nos 13 municípios do território dos Sertões de Crateús, 29.348 agricultores familiares serão atendidos pelo projeto com a distribuição 73.610 kg de sementes de milho híbrido e variedade, feijão caupi e sorgo forrageiro, além de 165 mil raquetes de palma forrageira, 300 m3 de maniva de mandioca e 52.070 mudas de essências florestais e nativas, frutíferas e caju anão precoce. “Hoje, boa parte dessas sementes já estão armazenadas em nosso galpão e o armazém de Crateús já se articula com a Ematerce para garantir a distribuição aos nossos agricultores”, garante o gerente do armazém regional de Crateús, Daybson Camelo.
Orientação técnica
A entrega obedece à demanda é cadastrada previamente por meio dos escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. “O Governo do Ceará é um ator muito importante dessa política pública, garantindo uma semente de qualidade e com condições ideais para germinação e desenvolvimento em nossas condições climáticas, mas mais importante ainda é o agricultor que, ao receber essas sementes, precisa obedecer as nossas recomendações sobre o armazenamento dentro de casa, a preparação do solo e a hora certa do plantio”, orienta o coordenador regional da Ematerce, Jorge França.
![]()
Também discursaram na solenidade o deputado estadual Carlos Filipe; o prefeito de Independência, José Valdi Coutinho; a secretária de Negócios Rurais de Crateús, Janaína Barbosa; e o diretor-técnico da Ematerce, Itamar Lemos. Além destes, o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; o secretário de Agricultura de Novo Oriente, Edgard Mourão; o representante do MST, João Paulo; e o empresário Beckman Martins.