Agricultoras e técnicos da SDA participam do Semiárido Show, em Petrolina-PE

22 de novembro de 2019 - 14:43

Rones Maciel | Fotos: Valdênia Delmondes e Daniela Cavalcante

As agricultoras familiares de comunidades beneficiárias e técnicos de programas e projetos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participaram de espaços, experiências e vivências no Semiárido Show. O evento chega à sua oitava edição, realizada no período de 19 a 22 de novembro, na cidade de Petrolina-PE.

A comitiva do Ceará, composta pelo Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna do Desenvolvimento Agrário, José Leite Cruz, o coordenador da CODEA, Castro Júnior, o assessor especial da CODEP, Márcio Peixoto, CODAF, PSJIII, técnicos/as e beneficiárias do Projeto Paulo Freire. Na ocasião participaram de minicursos, palestras, oficinas e seminários temáticos, além de expor e comercializar produtos da agricultura familiar, realizada na feira dos produtores/as durante a programação.

Mulheres beneficiárias do Projeto Paulo Freire expõem seus produtos no espaço da Vila da Economia Solidária

A agricultura Sônia, da comunidade de Barreiros, município Tauá (Inhamuns), beneficiária atendida com assessoria técnica continua e que dispõe do investimento produtivo na área de apicultura por meio do Projeto Paulo Freire, devidamente emponderada participa do grupo de mulheres da comunidade, a mesma destaca a importância de estar presente nestes espaços e as aprendizagens adquiridas que levará para sua comunidade.

“Tive a oportunidade de vender todos os meus produtos no primeiro dia da Feira. A partir disso participei de oficinas, e vou levando muitas técnicas para repassar, já que vim representando o grupo de mulheres da minha comunidade.”

As agricultoras das regiões do Cariri e Inhamuns do Ceará participaram juntamente com representantes dos projetos Projetos FIDA no Brasil dos Estados do Piauí (Viva o Semiárido), Paraíba (Procase), Sergipe (Dom Távora) e Bahia (Pró-Semiárido) numa importante parceria com o Programa Semear Internacional (PSI).

Semiárido Show

O Semiárido Show tem objetivo tornar possível a milhares de produtores/as e empreendedores/as o amplo acesso a conhecimentos e informações, gerados pela Embrapa Semiárido e instituições parceiras, que dinamizam a produtividade e sustentabilidade da atividade na região, com o tema “Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional”.

A feira ocupa uma área de aproximadamente 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina, no sertão de Pernambuco. Todo o espaço é planejado para possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre o público participante da feira e os profissionais vinculados aos diferentes segmentos da pesquisa agropecuária, parceiros na realização do evento.