Água na torneira chega para 569 famílias de três comunidades rurais de Guaiúba

27 de novembro de 2019 - 15:37

Os primeiros meses da pequena Maria Bárbara vieram com uma conquista que mudou de vez o dia à dia da mamãe Ana Elisa. A mãe de primeira viagem, aos 39 anos, passou a morar com marido na comunidade Baú ainda na gravidez e foi bem pouco depois que comprou uma casinha que a realidade era bem outra. “A gente sofria muito porque quando não tinha água em casa. Usávamos o poço profundo e era uma água bem salgada”, desfia a própria história.

 

Além da família de Maria Bárbara, outras 568 famílias das comunidades Baú, Parroncas e Baixa Verde também comemoram a entrega da obra do Projeto São José III na última terça-feira (26). Com um investimento de R$ 1,53 milhão, quase 2.300 pessoas passaram a contar com água na torneira de casa, eliminando também a dependência do carro-pipa que atendia as localidades no município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“Todos os programas desenvolvidos pela SDA mudam, e muito, a qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades rurais”, frisa Nelson Martins, assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil. Já para o prefeito Marcelo Fradique, a conquista é reflexo de um esforço coletivo e o trabalho desenvolvido pela equipe do Projeto São José III, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tornou um sonho acalentado por 15 anos em realidade.

 

“Está com dois meses que água chegou na minha casa e há quinze dias que ela chega todo dia. Mudou tudo porque aqui não tinha água, não. Era muito difícil a vida aqui sem água: a gente tomava banho com a água da pipa e a água do poço não prestava, era muito ruim. Graças à Deus, melhorou muito, porque há 12 anos que eu moro aqui e era essa dificuldade”, completa a dona de casa, Vanuza Martins, de 44 anos.

Um novo horizonte de eventos

“Água é vida, é saúde: porque as famílias que estão hoje aqui presentes passaram a um novo patamar de cidadania e dignidade. Com a água tratada dentro de casa, são reduzidas drasticamente doenças como micoses e verminoses”, salienta o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. “É também comodidade porque essas pessoas não precisarão percorrer longas distâncias para um bem necessário na vida de qualquer ser humano. Quem passa a contar com a água na torneira de casa sabe a mudança que ela traz consigo”.

O Projeto São José III é responsável pela implantação de 259 sistemas de abastecimento d´água atendendo 26.198 famílias que vivem em comunidades rurais. A previsão é que, com a aprovação pelo Senado Federal do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, a nova etapa do São José amplie o número famílias beneficiadas com a água na torneira. A previsão é que o componente abastecimento d´água do Projeto São José IV invista R$ 200 milhões em abastecimento d´água e esgotamento sanitário.