Projeto São José III: Famílias de Piquet Carneiro são beneficiadas com sistema de abastecimento de água

6 de dezembro de 2019 - 08:35

Wilson Zanini Texto Marcos Studart Fotos

Em ritmo de festa e muita alegria, a população do distrito de Maniçoba, no município de Piquet Carneiro, só tinha motivos para comemorar nesta quarta-feira (4). É que o governo do Ceará inaugurou um sistema de abastecimento de água, levando mais saúde e dignidade à 39 famílias das comunidades de Maniçoba, Bom Jesus, Lajedo e Salgado.

Dentre as famílias, 14 ainda receberam o benefício dos módulos sanitários. No total, foram utilizados recursos de cerca de R$ 1 milhão, como explica o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins.

“Inicialmente se conseguiu a energia trifásica. E das 39 famílias beneficiadas, 14 ainda receberam módulos sanitários que evidentemente vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas. Você tem agora uma água tratada, uma água de qualidade. Para nós, que estamos representando o governador Camilo Santana aqui, é uma honra muito grande sermos intermediários dessa grandiosa conquista para Piquet Carneiro”, afirmou Nelson Martins.

Segundo o chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Jerônimo Nascimento, que no ato representou o secretário da SDA, Francisco de Assis Diniz, é muito importante o projeto de abastecimento de água. “Estamos concluindo mais um projeto de água. Eu sei o que é para os senhores e as senhoras com 70, 75 anos, e aqueles jovens que às vezes deixavam de ir para escola para poder ir atrás de um balde d’água para o consumo humano, para os animais e para a alimentação. Zelem do equipamento, e que Associação possa assumir verdadeiramente a gestão”, disse.

Para o prefeito Bismarck Bezerra, é um benefício que traz dignidade para essas famílias beneficiadas em Piquet Carneiro. “Se resume em gratidão ao Governador Camilo, em ter articulado toda essa obra realizando o sonho de aproximadamente 40 famílias, que ficam numa região muito distante, a pelo menos 20 quilômetros da sede e de difícil acesso, que torna uma região com mais dificuldades do que as outras. Além da água de qualidade, também tem o saneamento, que é o banheiro. E para ver esse sistema funcionar teve um aporte do governo em ampliação de energia”, comentou o prefeito.

Água na torneira

José Leonardo Pereira de Souza, de 45 anos e morador da comunidade de Maniçoba, enxerga a chegada do sistema de abastecimento de água como uma revolução na qualidade de vida. “Aqui mudou muito. Antes da chegada do sistema de abastecimento de água a gente ficava esperando pelos carros-pipa. Então uma hora chegava, outra hora não tinha água, era aquele sofrimento. Agora tem água à vontade na torneira! Eu não, mas muita gente pegava o jumento para pegar a água e hoje, até os jumentos estão mais saudáveis com essa água. Eu estou muito feliz”, comemorou o agricultor.