Secretário homologa edital para elaboração de inventários de terreiros de matriz africana

11 de dezembro de 2019 - 15:55

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, homologou na tarde desta quarta-feira (11) o edital 014/2019 que selecionou a Associação Afro-Brasileira de Cultura (Alabra) para a prestação de serviços de elaboração de inventários de terreiros de matriz africana no Ceará e implantação de projetos produtivos da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Assentamentos e Reassentamento (CODEA/SDA).

A Alabra foi a primeira colocada com 310 pontos, de acordo com resultado final divulgado em novembro.

Segundo o responsável pela CODEA, Castro Júnior, o intuito da chamada pública visa “delimitar entre o antes e o depois do ponto de vista do fortalecimento das territorialidade do etinodesenvolvimento dessas comunidades”. Em todo o estado são quase 100 comunidades a serem incluídas no inventário além de fortalecer 20 terreiros com projetos produtivos.

Para Egbome Evelane Farias, presidente da Alabra, “a SDA está dando um primeiro passo para que sejamos visto como um povo e não como religião. Nossas comunidades têm produção própria, como muitos já tiveram a oportunidade de ver como em exposições como a Expoece”.