Balanço de ações da SDA (16/12 a 20/12)

20 de dezembro de 2019 - 16:24

A semana de tratativas, ações e entregas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário movimentou a agricultura na Região Metropolitana de Fortaleza com ações do Projeto de Peixamento, do Projeto São José III e do Programa de Regularização Fundiária.

16/12

Na segunda-feira durante a última reunião do Comitê Integrado de Convivência com a Seca, o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, demonstrou que o enfraquecimento do fenômeno El Niño e um cenário favorável no polo Atlântico-Pacífico.

“Este cenário muda muito rapidamente neste período do ano e, por isso, trata-se de uma ´expectativa´ de uma quadra invernosa. O prognóstico só pode ser confirmado no final de janeiro”, quando a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é lançada oficialmente.

17/12

O secretário De Assis Diniz e o superintendente do IDACE, José Wilson, entregaram 203 títulos de propriedade rural a agricultores familiares do Trairi.

Técnicos da SDA receberam professores da Universidade Federal Rural do Seminário de Mossoró/RN. O intercâmbio visa a troca de experiências para a implantação da Rota do Mel no estado vizinho.

 

18/12

O Governo do Ceará entregou, na última noite da última quarta-feira (18), quatro sistemas de abastecimento d´água para comunidades rurais do Trairi. Ao todo, 963 famílias foram atendidas com as obras do Projeto São José III, que atendem as comunidades de Purão, Bacumixá de Baixo, Gameleira, Fazenda Velha, Lagoa do Bacumixá, Carro Quebrado e Purão Caras.

19/12

A Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (COPEA0 concluiu a distribuição de 581 mil alevinos nos açudes públicos da Região Metropolitana de Fortaleza.

 

20/12

Agricultores familiares do município de Coreaú, no território de Sobral, receberam na manhã desta sexta-feira (20/12), 214 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária do Governo do Ceará.