Peixamento: mais 581 mil alevinos entregues em 19 municípios cearenses

20 de dezembro de 2019 - 15:27

Nesta semana, o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou a entrega de 581 mil alevinos em 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Maciço do Baturité. A meta é atingir a marca de 3,5 milhões de alevinos de tilápia, carpa, tambaqui e curimatã distribuídos até o final do ano e 5,5 milhões até o final do primeiro trimestre de 2020.

“O Peixamento tem como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, argumenta o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

Além de quase dobrar o investimento, o Governo do Ceará inova na atual edição entregando alevinos de carpa, tambaqui e curimatã. Na edição 2018/2019, o Projeto de Peixamento entregou 4,64 milhões de alevinos de tilápia e investiu R$ 450 mil no ano passado. No período, a produção estimada em decorrência do projeto foi de 928 toneladas de peixe, contra a estimativa atual de 1.200 toneladas e o investimento de R$ 800 mil.

Para participar do programa, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores podem fazer o pedido do Programa de Peixamento através de solicitação junto a SDA. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.