Ceará amplia convênios para projetos de ovinocaprinocultura, repalma e cadeias produtivas

8 de janeiro de 2020 - 16:15

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) conseguiu junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ampliar o prazo de execução do projeto da ovinocaprinocultura para maior assistência técnica após a concessão de matrizes a reprodutores de espécie.

O secretário Francisco De Assis Diniz esteve reunido em Brasília, durante esta quarta-feira (8), com o coordenador de Projetos Integrados do MDR, Joaquim Carneiro Filho, e o analista da pasta, Marcelo Jesuíno, para tratar do aditivo de um ano ao convênio (até janeiro de 2021).

Em dezembro do último ano a SDA concluiu a entrega de mais de cinco mil matrizes caprinas e reprodutores de espécie. O Programa de Fortalecimento da Ovinocaprinocultura investiu pouco mais de R$ 5,8 milhões em onze municípios.

“Com este aditivo teremos a garantia que iremos acompanhar o desenvolvimento deste projeto no dia a dia dos agricultores, até que após dois anos, cada beneficiário repasse sete animais gerados nesta primeira leva a outros produtores da região, gerando desenvolvimento social”, garantiu o secretário De Assis.

Durante audiência na sede do MDR o gestor tratou ainda do aditivo do projeto de repalma. O objetivo é implementar 120 unidades de inovações de convivência com o semiárido, para se chegar, em cinco anos, com o plantio de 30 mil hectares de palma além da criação centro de produção de mudas de palma forrageira na Fazenda Normal de Quixeramobim, fortalecendo assim assim as rotas do Leite e do Cordeiro no estado.

Rotas de Integração

O secretário informou ainda que no próximo dia 20 de janeiro retornará a Brasília para a assinatura, junto à Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SRDU/MDR), do convênio ao Polo de Integração estimulando diversas cadeias na formulação das Rotas do Cordeiro, do Leite, do Mel e da Fruta beneficiando todo o estado.