Secretários aprovam Fundo de Desenvolvimento Territorial para apoiar projetos da agricultura no Nordeste

14 de janeiro de 2020 - 02:02

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Secretários e representantes estaduais no fórum de gestores responsáveis pelo desenvolvimento rural e agricultura familiar do Nordeste aprovaram, nesta segunda-feira (13), durante reunião extraordinária, em Fortaleza, a criação do chamado Fundo Regional de Desenvolvimento Territorial.

O objetivo do grupo após o primeiro encontro de trabalho em 2020 é criar um mecanismo de apoio a projetos de desenvolvimento da agricultura nos nove estados da região por meio de organismos multilaterais como FIDA e agência AFD.

Aprovada a intenção do grupo o próximo passo será a formulação, em março, de uma estratégia à efetivação do fundo.

De acordo com o presidente do fórum, Francisco De Assis Diniz, até o próximo encontro os integrantes do fórum realizarão diagnósticos em seus estados sobre as perspectivas para este ano. “Aliado a este levantamento o fórum contará com um estudo encabeçado pelo secretário executivo do Fórum, Eugênio Peixoto, a professora Tânia Barcelar e o companheiro Adilson Labaredo que servirá de indicativo à economia do Nordeste, traçando estratégias de desenvolvimento da agricultura na região”, explicou Diniz, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Os secretários Alexandre Lima (RN), Luiz Couto (PB), Dílson Peixoto (PE), Sérgio Leite (BA), o secretário executivo do Consórcio do Nordeste, Carlos Gabas, e representantes dos estados do Piauí, Maranhão e Sergipe participaram do encontro.