Esperança: Profetas da Chuva indicam quadra chuvosa acima da média em 2020

15 de janeiro de 2020 - 10:51

Renata Nunes (Ascom Cagece) | Erivelton Celedônio (SDA)

O prognóstico dos que leem as previsões das chuvas por meio da observação da natureza indica uma boa quadra chuvosa para 2020. A expectativa de quase todos os 22 profetas presentes no XXIV encontro realizado no último sábado (11), em Quixadá, é de chuvas abundantes, bem distribuídas e precipitações até julho ou agosto.

Dentre as experiências realizadas pelos profetas para as constatações, observação dos animais, do vento e experimentos com plantas e pedras de sal. Segundo Antônio José Viana, profeta há quase 20 anos, a natureza indica que a quadra chuvosa deve perdurar boa pelos próximos seis meses: “A natureza foi favorável a muita chuva até julho e eu observei isso pela floração da Aroeira. Graças a Deus vai ser um ano de muita chuva e muita ventania”, afirma. Assim como ele, mais da metade dos profetas presentes concordam que as chuvas desse ano serão melhores que as de 2018, consideradas dentro da média histórica para o período.

Além das indicações de chuva e apresentações de violeiros, o encontro dos profetas da chuva elege todos os anos profissionais do universo hídrico para homenagear. Nesta edição, dois diretores da Cagece foram homenageados pelo evento, a diretora de Mercado, Cláudia Caixeta e o diretor de Unidade de Negócios do Interior, Hélder Cortez, sendo este último surpreendido pela homenagem que não estava na programação oficial do evento.

Ocupando a posição de primeira mulher a receber a homenagem do evento, Cláudia Caixeta comemora e reforça a importância do profetas da chuva para o estado: “Esse encontro representa um resgate da cultura para o Ceará, a valorização da sabedoria popular. Os profetas têm muito a ensinar. São pessoas extremamente curiosas e esse conhecimento que foi passado de pai pra filho, vem ao longo desses anos confirmando que as observações que eles fazem da natureza são consistentes. Para mim, receber essa homenagem é motivo de muito orgulho”, afirma.

Já o diretor Hélder Cortez, idealizador do evento, homenageado em caráter de surpresa, comemora também a dimensão que o evento ganhou na cultura do Ceará: “O evento tem sucesso comprovado quando pensamos na dimensão que ele ganhou no estado. Vários pesquisadores e os mais diversos tipos de profissionais tem se interessado pelos frutos das pesquisas dos profetas. O material já possibilitou a produção de peças teatrais, filmes, livros, documentários, mestrados e até doutorados”.

Promovido pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, o evento homenageia também outros profissionais do cenário de segurança hídrica do Ceará. Dentre eles, Francisco de Assis Diniz, secretário Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Guilherme Landim, deputado Estadual e Yuri Castro de Oliveira, superintendente de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Distribuição de sementes

Homenageado durante o encontro, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, detalhou o calendário de entregas das sementes e mudas do Projeto Hora de Plantar concomitante às primeiras precipitações da pré-estação.

“Em parceria com a Ematerce as primeiras sacas de sementes já foram distribuídas no Cariri, Inhamuns, Iguatu e Crateús. A partir de agora elas passam a chegar nas mãos dos agricultores para plantar. Já iniciamos as entregas na Serra de Ibiapaba e no Sertão Central. Na próxima semana iremos dar seguimento no Vale do Jaguaribe, no Norte, Maciço de Baturité e na Região Metropolitana”, explicou Diniz.

Até fevereiro, 155 mil agricultores familiares serão atendidos com a distribuição de 3.140 mil toneladas de sementes com padrão de qualidade fiscalizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A edição 2019/2020 entrega ainda 5 mil m3 de maniva de mandioca, 4,5 milhões de raquetes de palma forrageira e 620.500 mudas frutíferas, de caju anão precoce e de mudas de essências florestais e nativa.