Aquisição de alimentos da agricultura familiar na pauta do Fórum de Gestores do Nordeste

9 de abril de 2020 - 14:50

Erivelton M. Celedônio

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará debate com gestores de todo a região do Nordeste medidas para conter os efeitos da pandemia de Covid-19 especialmente sobre agricultores familiares. A aquisição de alimentos foi o tema central do Fórum de Gestores da Agricultura Familiar na manhã desta quinta-feira (9). O grupo tratou do assunto com integrantes do Consórcio dos Governadores uma pauta de ações efetivas para assistir estes trabalhadores.

Os secretários Francisco de Assis Diniz e José Leite Cruz (Planejamento e Gestão Interna da SDA) acompanharam a reunião por videoconferência com a presença do secretário executivo do Consórcio dos Governadores, Carlos Gabas.

De acordo com De Assis neste momento as ações de apoio tem sido realizadas dentro do âmbito do programa Mais Nutrição. “Hoje a SDA, por meio da Ceasa, a SPS e a Casa Civil voltaram-se juntas à distribuição de alimentos em Crateús, Novo Oriente e Hidrolândia uma vez que estas cidades encontram-se em situação de emergência por meio de enchentes e agora com estas medidas de segurança em decorrência da pandemia”, lembrou.

O Fórum de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste há cerca de ano é presidido pelo secretário cearense que recentemente apresentou uma pauta emergencial em atenção aos agricultores familiares à ministra da Agricultura, Tereza Cristina.