Paulo Freire: SDA e FIDA reafirmam o compromisso com agricultores familiares do Ceará
17 de abril de 2020 - 14:16
Rones Bernardo
Na manhã desta sexta-feira (17) foi encerrada a Missão de Apoio e Implementação realizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) ao Projeto Paulo Freire (PPF). A missão que acontece desde última segunda-feira (13), de forma remota – pioneira nas Missões no FIDA, dialogou sobre os importantes avanços de execução das ações e os desafios identificados para finalização do projeto.
A Missão reafirmou os pontos positivos da assessoria técnica contínua e os resultados até o momento apresentados. Porém, lançou luz sobre pontos importantes para uma melhor execução da implementação dos Planos de Investimentos, já se encaminhando para o encerramento da atuação do Projeto, previsto para dezembro deste ano. Está em estudo uma nova extensão de prazo, junho de 2021.
O maior desafio identificado é o atual cenário e desencadeamentos da crise da pandemia mundial da COVID-19 no Brasil, e no Ceará, especialmente para as famílias pobres ou extremamente pobres, público-alvo do projeto.
Neste sentido, o FIDA e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) mantém seu compromisso firmados com as famílias por meio do acordo de empréstimo do FIDA para fortalecer a agricultura familiar, consequentemente gerando produção e comercialização, para segurança alimentar e nutricional, e geração de renda para famílias mais pobres do nosso estado.
Outro importante acordo é que Projeto Paulo Freire por meio da parceria com a AKSAAM, que envolve organizações como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), SLOW FOOD, Escola de Gastronomia Social do Ceará e o CETRA, realizarão importantes ações de fortalecimento da segurança alimentar e nutricional com comunidades indígenas e quilombolas, uso das tecnologias sociais, saberes dos povos do campo e convivência com o semiárido, e a sistematização de boas práticas e resultados do PPF.
Participaram da videoconferência como representantes do fundo internacional: Emmanuel Bayle, coordenador técnico e especialista em Desenvolvimento Rural e Assistência Técnica; Cintia Guzman, especialista em Gestão do Conhecimento, Focalização e Fechamento; Frederico Lacerda, especialista em Contratações, Aquisições e Arranjos Institucionais; Rodrigo Dias, especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Danilo Pisani, especialista em Gestão Financeira; e Emiliano Graziano, especialista em Gestão do Conhecimento e Cooperação Sul-Sul.
Pela secretaria do Desenvolvimento Agrário, também marcaram presença: O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; o secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão; a coordenação e equipe técnica da Unidade de Gerenciamento do Projeto Paulo Freire; e as coordenadorias da SDA – COAFI, CODIP e CODEP.