Governo do Ceará prorroga distanciamento social e orienta agricultores familiares
20 de abril de 2020 - 07:46
![]()
O governador Camilo Santana prorrogou o decreto de distanciamento social até 5 de maio. A medida mantém a proibição das feiras públicas e aglomerações. Os 351,1 mil agricultores familiares do Estado são uma das categorias essenciais e com permissão para continuar trabalhando no campo. No atual cenário, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) reforça as recomendações do Governo do Ceará para quem garante o alimento na mesa das famílias cearenses.
“Estou prorrogando por mais 15 dias o decreto estadual que trata do enfrentamento ao coronavírus no Ceará, mantendo as restrições dos decretos anteriores, e reforçando medidas de proteção nos serviços essenciais que já funcionam, como bancos, lotéricas, supermercados e farmácias. O uso de máscara será obrigatório a todos os funcionários desses estabelecimentos, além de mais rigor nas regras para evitar aglomerações”, divulgou o governador por meio das redes sociais.
Em campanha, lançada em parceria com a Casa Civil, a SDA orienta manter a distância de 1,5 metro entre os agricultores familiares enquanto plantam, cuidam da horta ou colhem, por exemplo. “Evite visitar parentes na cidade. E caso apresente sintomas de gripe, evite também visitar parentes na sua comunidade”, alerta. Na mesma postagem, comentam sobre a insuficiência de estudos que comprovem a contaminação de bovinos, caprinos, galináceos e caprinos pelo Covid-19.
Novos tempos 
No último mês, os agricultores foram forçados a descobrirem maneiras de driblar o isolamento social e manter as vendas ativas. Além da venda para comércios locais, o auto-consumo e a entrega por meio de estratégias como delivery e drive thru são outras estratégias válidas durante o período de pandemia. Mas é bom estar atento: os produtos precisam ser limpos com água e sabão pelo produtor antes da entrega e após a entrega pelos consumidores.
“Também é recomendado o uso de máscara a todas as pessoas que precisam sair de casa. Entendo os transtornos que causam algumas medidas, mas elas são tomadas com base na orientação dos nossos especialistas e entidades como a OMS (Organização Mundial de Saúde), que indicam o distanciamento social como a medida mais eficaz para diminuir a velocidade da contaminação do coronavírus, que ameaça o colpaso completo do sistema de saúde”, recomendou Camilo Santana.
A SDA mantém as atividades à distância. No período, realizou dezenas de reuniões por meio de videoconferência, realiza semanalmente a desinfecção das vias públicas da Ceasa, inaugurou um atendimento on-line pela Ematerce e anunciou a entrega de 300 toneladas de alimentos a entidades sociais. No mesmo período, negociou a prorrogação do contrato do Projeto Paulo Freire com o FIDA e a ampliação da isenção na conta d´água para comunidades rurais atendidas pelo Sisar.